Escolhendo a sua cor na M.A.C.

17 mar

bases-mac-e-revlon

Por: Vanessa  Brito

Resolvi escrever o post, pois sei que muitas pessoas tem essa dúvida sempre que tentam comprar um produtos para pele na Mac. Eu sei, é difícil acertar de primeira, mas todas conseguem chegar direitinho a sua tonalidade.  O guia na verdade é apenas um exemplo de como você deve proceder e raciocinar em cima de questões que todas nos aflingem como: Qual escala de cor eu sou!!? Posso usar um corretivo mais amarelo nas olheiras !? Posso camuflar espinhas com uma cor diferente da base!? Para essas e muitas outras questões espero ajudar vocês…

Bom, todas essas perguntas devem ter como resposta  uma pele uniforme, com as imperfeições camufladas e sem erros, ou como na língua da maquiagem “flawless”. Vou citar como exemplo o material que trabalho mas também como usuária de make acabo usando em mim também. Eu recomendo que você procure um espelho com uma claridade boa, de preferência em luz natural e olhe seu rosto sem nenhuma make e analize dirietinho os pontos nos quais você precisa de correção. Veja onde a sua pele é mais ou menos pigmentada, se você possui marcas de acne, olheiras… E claro, qual a coloração das áreas do seu rosto.  As olheiras podem ser marrons, azuladas, avermelhadas…  Elas dificilmente possuem apenas uma cor.  Isso é super importante para você começar a entender as suas necessidades em termos de cor.

A filosofia da Mac sempre foi e continuará sendo “All ages & all races” (todas as idades e todas as raças).  Por isso com certeza lá existe uma cor para você.  O guia geral das linhas é: NW(neutral warm), NC (neutral cool), C  (cool) e a N (neutral).  Se a sua pele é mais para bege dourada, você é NC, se a sua pele é mais para bege rosada então você é NW. A maioria dos tons de pele se enquadra nessa classificação. Para vocês descobrir o seu, basta olhar as veias do seu antebraço na luz natural e perceber se elas são mais para azuladas (você seria então NW, com subtons rosados) ou se elas são mais esverdeadas (você seria NC, com subtons amarelados).  Para pessoas com algum subtom significativo, (como eu por exemplo, rsrsrs), pode-se exaltar ou camuflar esse tom, escolhendo tonalidades que irão acrescentá-lo ou excluí-lo na pele.

Escolhendo a minha pele como exemplo, eu tenho um subtom amarelado um pouco siginificativo na minha pele por isso escolhi a linha C no meu pó Studio Fix powder. Se você tem a pele mais para amarela-oliva você consegue achar esse tom exatamente na linha C (cool) e se você não tem nenhum tom relevante, é uma pessoa mais “bege”, você encontra sua cor na linha N (neutral).  Agora, quanto a numeração  funciona da seguinte maneira:

  • Peles claras: até 30
  • Peles médias: entre 35 e 42
  • Peles escuras: entre 45 e 60

O grande lance é você ir mesmo numa loja depois de ter descoberto a sua linha e testar as tonalidades de acordo com o nível da sua pele: claro, médio e escuro. Para escolher o tom da sua base faça da seguinte maneira: A cor certa para você deve ser a cor do seu rosto (na maioria dos casos). De sempre preferência a testar as bases na linha da mandíbula descendo até o pescoço. Escolha 3 tonalidades da mesma linha e compare. O tom que sumir no seu pesoço é a SUA cor! Em países tropicais e quentes existem muitas pessoas que tomam mais sol no corpo que no rosto e isso é até normal, mas se a cor do seu corpo é muito mais escura que a do rosto, de preferência a um tom de base entre a cor do seu rosto e corpo.  Não esqueçendo de “sumir” com o produto esfumando no pescoço.

Quando  seu rosto é, muitas vezes por motivos de sensibilidade da pele, alergias, acne e rosácea, mais avermelhado e o seu corpo amarelado, ao invés de usar uma base rosada, use uma amarelada para quebrar a vermelhidão do rosto e igualar com o corpo.  Se você toma sol no verão e fica no inverno sempre “indoor” (famosa brancura de escritório), o legal é ter sempre 2 tonalidades de base, uma mais escura e outra clara, daí você vai misturando as duas ao longo do ano para obter a sua cor (esse é o truque que a maioria dos maquiadores fazem), mas se a sua mudança é pouca, escolha o tom exato na linha da Mac e quando o verão chegar, você pode dar uma leve bronzeada no rosto com o seu pó bronzeador.

Eu por exemplo, não comprei a minha cor exata na Mac para a base Studio fix fluid, porque preferi misturar, pois já tenho uma base da Lancôme na minha tonalidade.  Sou NC35 e comprei a NC 40 pra usar no verão quando estaria bem mais bronzeada e acrescento a base sand beige da Revlon da linha Colorstay que é um tom mais claro pra mim e chego exatamente na minha cor NC 35 do Fix fluid da Mac. A base Colorstay da Revlon possui o mesmo acabamento da studio fix fluid e os mesmos princípios:  é matte “fosca”, oil-free e tem FPS, é uma base de longa duração por ser mais “seca” na pele,  mas você pode fazer essa mistura com as bases da Mac.  Uso as bases da Revlon porque são ótimas e costumam custar bem menos…

Para o meu hidratante tonalizante do dia a dia o Select tint SPF, escolhi a NC 40 pois sou morena clara de tom médio e queria a cor exata para usar ao longo do ano. A Select tint não possui as linhas C e N, apenas a NC e a NW. Por ser um hidratante tonalizante  não possui muita cobertura, fica no tom exato, diferente do fix fluid que por ter mais “pigmentos” de cor tende a ficar um pouco mais escuro na maioria das peles, o legal então é escolher um tom mais claro dele.

A base Face & Body escolhi a C3, porque é um tom ligeiramente mais claro do que o meu que seria C4 , mais é impercepitível pois ela é a base de água e não acrescenta quase nada de cobertura.  Escolhi o tom para poder usar em pessoas ligeiramente mais pálidas que eu o que me da maior versatilidade para trabalhar com uma cartela de cores maior.  Na linha  do studio fix powder (uma base em pó) , escolhi a cor C4 exata do tom da minha pele (o studio fix possui a linha NC, NW, C e N).  Por isso a minha dica é: Teste SEMPRE! Você só vai descobiri as diferenças nas bases testando.

cores

Da esq. pra a dir. : Select tint NC40, Face & Body C3, Mistura da studio flix NC 40 com a colorstay sand beige, studio fix fluid NC40 e base Revlon colorstay natural tan.

Para o seu corretivo parta do mesmo princípio que a base, mas leve em consideração se vai ser usado no rosto ou em locais específicos como a área dos olhos. Para que finalidade você quer esse corretivo!? Para as olheiras é um pouco mais complicado, porque como já disse em outro post elas não tem apena uma tonalidade.  Em geral, as olheiras tem nuances que não conseguimos enxergar de cara.  Podem ser roxas mais azulada ou podem ter um subtom quente como um violeta-avermelhado. Existem corretivos do tom da sua pele, mas com subtons específicos que irão neutralizar a cor da olheira. Um bom exemplo é o medium tone que é rosado, mas ainda tem aí o orange tone (alaranjado) e o yellow tone (amarelado). A maioria das mulheres brasileiras tem olheiras frias, (exceto asiáticas e árabes) por isso a linha NW que tem um subtom rosado quente, irá neutralizar melhor essa área, por isso você precisa de um corretivo medium tone ou orange tone.  Se a sua olheira é mais quente seu corretivo esta na linha NC porque ele será mais frio para neutralizá-la. Funciona exatamente ao contrário.

Olhe bem no espelho e veja se sua olheira é mais fria ou quente para escolher o corretivo.  Eu escolhi o studio finish (camuflagem cremosa) da Mac no tom NC 35, pois queria camuflar marcas de espinhas de forma duradoura, por isso precisava de um corretivo cremoso mais denso que cobrisse as marcas pigmentadas marrons.  Na colorimetria o tom amarelado neutraliza o marrom, escolhi o 35 ao invés do 40 para o corretivo não ter que trabalhar muito,ficando assim um pouco escuro e perceptível com a base. Fui na loja e testei exatamente em cima das marcas de espinha, com a base por cima e ficou perfeito! Ele não aparecia embaixo, se camuflou perfeitamente!  A linha NC fiocu sendo a camuflagem perfeita para o meu tom de pele.

corretivo

Da esq. para direita:Corretivos studio finish NW 30, NC 35 e Select cover up NW 25, na luz natural na foto acima e com flash abaixo

Para a área dos olhos naqueles dias que queremos uma cobertura menor, mais natural, escolhi o Select cover up na cor NW 25, porque a linha NW neutraliza minhas olheiras frias e o 25 foi o tom que mais camuflou e iluminou ao mesmo tempo a área sem pesar demais ou ficar muito claro, fazendo com que eu pareça um Koala ou alguém que tomou sol de óculos, rsrsrs. O ideal é que o corretivo bata certinho com o tom da sua pele sempre, mas por ter a olheira mais marcada sempre escolho dar um leve iluminada para criar uma sensação de mais “acordada”.

Depois de um tempo senti necessidade de comprar um studio finish para área dos olhos, voltei a loja e fui direto na linha NW perfeita para as olheiras frias, mas como o corretivo é cremoso, uma espécie de camuflagem, não poderia ser muito claro, escolhi então o NW 30 , que camulfa perfeitamente dando uma “leve” iluminada nas olheiras escuras. Você só descobrirá isso tudo indo a uma loja mesmo e testando um tom de cada lado, depois comparando os dois na luz natural, mas na artificial também. O meu conselho é que você teste e  leve um espelho de mão com você, saia da loja e veja as duas tonalidades escolhidas na luz natural. Fale para o vendedor que você vai apenas da uma volta. Depois de ver como os dois funcionam, escolha a sua cor e só depois volte para comprar o corretivo.

Espero ter ajudado um pouquinho vocês…

bases-e-cor

Bases Face & Body C3, slect tint NC40, Studio fix fluid NC40, Revlon colorstay Natural tan, Sand beige e Ivory.Abixo corretivos da Mac Select cover up de tubo e studio finish, 2 cores em potes.

Anúncios

190 Respostas to “Escolhendo a sua cor na M.A.C.”

  1. Fernanda Caldo 17 de março de 2009 às 10:19 PM #

    ADOREEEI AS DICAS… UM SUPER GUIA MESMO!!

    BJOS

    • makeyouup 18 de março de 2009 às 4:29 PM #

      Fernanda, Dayane, Luiz. Llilian e Liliane,

      Obrigada meninas! Fico feliz de ter ajudado ! = )
      : *

  2. Dayane Rocha 17 de março de 2009 às 10:50 PM #

    Ameeeeei, dicas otimas.
    Já descobri +/- minha cor.
    Tudo muito explicado!

  3. Luiza Hipólito 17 de março de 2009 às 10:59 PM #

    Ajudou muito!!
    :***

  4. Lillian Dias 17 de março de 2009 às 11:46 PM #

    Oi Van, eu estou em paz com meus corretivos agora… Continuo usando o select cover up e o studio finish, ambos NW25 (sou NW20) só que o select uso mais pra iluminar mesmo, o finish uso pra cobrir mais próximo aos cilios inferiores, é só aplicar cada um no lugar certo hehehe
    Bjokas e obrigada, esse post é MEGA útil!

  5. LilianeN 18 de março de 2009 às 12:48 AM #

    Que maravilha, essas dicas estão ótimas!!! O texto ficou ótimo, Van!!! Super claro e fácil de entender.
    bjs

  6. Julia 18 de março de 2009 às 2:18 AM #

    Amei de paixão, achei o máximo!!! Tenho muuiita dificuldade de achar minha cor. Comprei recentemente a C3 da Mac e, apesar de ter amado, fiquei infeliz com a cor. Achei que no meu rosto ficou avermelhado, sim embora ela tenha um pouco de amarelo (o q pra mim foi bom), tem um vermelhinho no fundo, que não ficou legal. Sempre clareio um pouquinho com outra base, mas acabo perdendo um pouco da textura.
    O lance das veias eu adorei, as minhas são azuis, acho então que a NW poderia dar certo. Pena q mocinha da Mac sequer cogitou em experimentá-la em mim, talvez pq não tivesse na loja. Enfim,até o meu vidrinho f&b acabar vai demorar muiiiito, mas de qq forma seu post foi incrível

    • makeyouup 18 de março de 2009 às 4:31 PM #

      Julia,
      Você pode adiconar uma base de pigmento neutro ou vermelho , já q. vc acha q. é NW nas sua C3. Isso vai “quebrar”um pouco a cor amarelada dlea.
      Tenta e depois me conta!
      : *

  7. Karine 18 de março de 2009 às 3:28 AM #

    Van,
    seu post tirou bem as minhas dúvidas.
    Já tentei várias vezes pedir para que alguém trouxesse base para mim do free shop e nunca acerto. Minha face and body, comprada na MAC de Ipanema (RJ) é a C4. Que cor acha que seria a minha Studio Fix?
    Beijos…

    • makeyouup 18 de março de 2009 às 4:45 PM #

      Karine,
      Por dedução lógica se a sua F&B é a C4, (como deveria ser a minha, mas como disse comprei uma um pouco mais clara,mas não vi nehuma diferença significativa, pq ela é a base de água) , vc deve ser NC 35 ou 37. Se você tiver a pele exatemente como a minha, vai gostar do 35 quando estiver bem pálida como eu estou agora , no inverno, com a cor fiel da pele. No verão pulo pa NC 40 ou acrescento a minha C3 um poucquinho de base mais escura, q. pode se a NC 40 fix fluid ou como a Natural Tan da Revlon.
      Se você acha q. a base F&B C4 fica perfeita, testa esse tons 35,37 e 40 um de cada lado e compare na luz natural e veja qual vc gostou mais; )
      : **

  8. Giselle 18 de março de 2009 às 11:54 AM #

    Esse post ajudou muito!Sempre fiquei meio perdida,mas já estou começando a descobrir minha cor.

  9. Andressa 18 de março de 2009 às 12:58 PM #

    Excelente post, de útilidade pública!
    Parabéns!
    Bjos

    • makeyouup 18 de março de 2009 às 4:46 PM #

      Andressa,
      Obrigada querida! = )
      : *

  10. Simone Alves 18 de março de 2009 às 2:29 PM #

    Puxa, q ótimo !!!
    Super bem explicado e gostoso de ler. Parabéns!

    • makeyouup 18 de março de 2009 às 4:46 PM #

      Si,
      Obrigada! = )
      : *

  11. Elis 18 de março de 2009 às 5:54 PM #

    poxa vida
    o q houve com meu comentário van? eu postei ontem e nao tá aqui 😦
    acho q foi o 5 ou 6o comment!!
    bjs

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 3:35 AM #

      Elis,
      Esse wordpress esta me chateando…
      Alguns comentários não aprecem enquanto outros simplesmente entram sem a minha aprovação!
      vou checar isso melhor…
      : *

  12. Karine 18 de março de 2009 às 11:18 PM #

    Valeu mesmo Van.
    Farei o teste.
    Beijos!

  13. Carol M. Barreto 19 de março de 2009 às 2:57 AM #

    Van, minhas olheiras são super marrons, aliás toda a região dos olhos… O corretivo seria NC, correto? To usando um corretivo amarelo da Catherine Hill, juntamente com o da Duda Molinos (que eu já acho amarelado) e nada!!! Qndo elas estão mais “leves” ficam um pouco amareladas.. Que cor eu deveria usar de corretivo então? QUero comprar um Studio FInish, e claro, sem errar! Bigadinha! Beijos

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 3:41 AM #

      Carol,
      Na teoria vc deveria usar a linha NC sim, mas realemnte da uma olhada nas olheiras e veja se elas não tem vazinhos e veias por baixo q. deixam aquela coloração vermelha , meioa azulada…
      O seu corretivo amarelo talvez não funcione por ou ser claro demais ou por esta sendo muito camuflado com outro por cima.
      O ideal é vc ter um corretivo com as duas funções. Geralmente a linha NW anula melhor o aspecto a azulado, arroxeado das olheiras.
      Posso fazer um comparativo se vc quiser…
      : *

  14. Aline 19 de março de 2009 às 3:07 AM #

    Muito obrigada!! Foi uma verdadeira aula sobre bases, Vanessa! Tirei muitas dúvidas e aprendi finalmente a diferença entre tons quentes e frios, rs!
    Beijão!

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 3:42 AM #

      Aline,
      De nada querida!
      : **

  15. Cecí 19 de março de 2009 às 3:47 PM #

    Nossa, que aula maravilhosa!
    Muito obrigada!

    Sempre tive dúvida da tonalidade da minha pele, mas eu tinha um “feeling” com experiências próprias que indicavam qual é a minha cor. Olhando no espelho, as vezes eu me acho amarela e as vezes tenho a impressão de ser rosa. Mas sinto uma diferença enorme quando passo uma base amarela e outra rosa. A amarela fica muito melhor!
    Agora com essa sua dica das veias eu confirmei.

    Beijo

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 4:06 PM #

      Q. bom Cecí!
      Fico feliz de ter descoberto sua cor.
      : *

  16. Marilene 19 de março de 2009 às 3:50 PM #

    Estou feliz pelo seu blog, além de ser maravilho com as dicas, tenho certeza que você é muito segura do que faz.

    abraços

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 4:06 PM #

      Obrigada Marilene!
      Seja bem vinda sempre.
      : *

  17. Camilinh@ 19 de março de 2009 às 4:06 PM #

    Apesar de ler seu blog sempre, nunca comentei… Mas neste vou comentar… Toda vez que vou a mac, minha pele é um enigma…. pois apesar de ser morena, tenho as bochechas rosadas e isso dificulta a escolha da base… elas nunca sabem se seu nw ou nc… bom uso nc e a minha vermelhidão vai para o espaço.

    Vejo mta gente que compra base e corretivo e não vai a luz natuarl para ver, só fica na luz artificial, ai na hora que sai na rua parece um palhaço de mascara.

    Mto bom o topico. tá de parabéns always!

    • makeyouup 19 de março de 2009 às 8:25 PM #

      Camilinha!
      hahahahahahahaha!
      Rolei de rir com “palhaço de máscara”!
      Vc ta super certa amiga. As pessoas esqueçem q. make de uso pessoal TEM q. parecer bonita, natural. A não ser q. vc queira bancar um personagem everyday…
      kkkkkkkkkkkkk
      Quanto as suas lindas bochechas naturalmente coradas(inveja mode: on), elas podem ser neutralizadas ou amenizadas com as bases de pigmentação amarela sim ; )
      É uma boa opção, mas coma pel linda e bacnaa q. sei q. vc tem, pode usar neutra e translúcida q. vai ficar linda. Vai deixar transpareçer um pouco a sua carinha de saúde!
      : **

  18. Dani Scoralick 19 de março de 2009 às 4:10 PM #

    Tô boba com este post, Van!!!
    Sensacional!

  19. Piui 19 de março de 2009 às 7:26 PM #

    Oi Van!

    Ótimo post!!Muito útil!!

    Obrigada,

    beijos

  20. 20 de março de 2009 às 7:39 PM #

    Amei o post, muito bom!!!
    Você poderia responder uma dúvida minha? Eu tô querendo ir lá na MAC pra fazer a festa mesmo, você sabe qual o preço mínimo e o máximo de uma base de lá, em média??
    Desde já agradeço, parabéns pelo blog liiindzo!

    • makeyouup 20 de março de 2009 às 9:09 PM #

      Lú,
      Eu não posso te dar certeza, mas uma base da MAc em lojas do Brasil deve estar custando uam média de 100 reais eu acho.
      Eu não posso te dar certeza pois não tenho o hábito de compar ana Mac do Brasil. Mas de uma ligada apara o 0800 da MAc. Els entregam em todo território nacional e podem te einformar do preço.
      No flickr tb exitem mutais meninas q. fazem encomendas de produtos importados inclusive da Mac. Aqui no Canadá custam um pouco amsi q. nso EUA, em média a mais cara 38 dóalres sem as taxas de imposto.
      : *

  21. Flavia-silveira 21 de março de 2009 às 2:12 AM #

    AMEI o post Van ! Vc arrasa sempre!
    Bjs 😉

  22. Bellinha 25 de março de 2009 às 12:43 PM #

    Oiiii Ameiii esse post. Varias amiguinhas me enviaram pra eu tentar descobrir as minhs cores..mas mesmo assim está dificil.
    Eu comprei um studio finish nw30 pras minhas terriveis olheiras roxas e to achando q ela está escuro.
    Preciso urgente descobrir as cores da minha base e corretivo…alem do pó
    Van pelo amor de deus…tem como me ajudar????
    te uma foto de cara lavada no meu flickr.
    http://www.flickr.com/photos/bellinhaal/3381881355/
    muitissimo obrigada!

    • makeyouup 25 de março de 2009 às 4:10 PM #

      Olá Belinha,
      Seja bem vinda ao blog!
      Eu vou te responder por aqui e no seu flickr ok!?
      Pelo que vi na usa foto de cara lavada, vc me parece ser morena clara de fundo amarelado como eu. Mas isso é bem difçil de dizer como vc mesma disse por conta da sua vermelhidão do rosto.
      Para tirar a prova real é muito simples. da uma olhada nas sua veias do antebraço. Se elas forem emais everdeadas do q. azuladas vc tem maior chances de ser NC do q. NW.
      Mesmo a vermehidão do rosto se vc for NC , não vai gostar de enfatizar esse fundo mais avermelhado né!?
      Sendo assim a escolha de uma base com pigmento amarelo é melhor opçãoo do q. com o pigmento rosado. Vc tb poderia optar pela linha N (neutral) q. não briga com a mioria dos tons de pele, mas não iguala ao tom da pessoa se ela tiver um subtom amarelado ou rosado muito evidente…
      Pra descobrir a sua numeração se é 25,30,35,40…só mesmo indo a uma loja, mas eplo q. vi vc deve estar entre a
      Quanto as suas olheiras o corretivo por ser cremoso e com pigmento rosa, pode dar a impressão q. fica escuro,mas o ideal mesmo é q. fica o mais próximo ao seu tom d epele prar não “brigar”com a base. Vc pode usar o studio finish numa cor mais clara se preferir NW 25 ou 20 sozinho bem efpalhado ou optar por usar um mais próximo do seu tom o q. seria mais correto e iluminar com outro corretivo. No meu caso por exemplo uso o NW 30 do finish e uso o select cover up NW 25 nas partes mais escuras, q. no meu caso são mais os cantos internos e externos q. a parte central da olheira.
      Pelo q. vi na usa área dos olhos vc tem a olheira mais concentrada na parte interna apenas, muito fácil de corrigir.
      Quanto ao pó vc pode optar por usar um translúcido em ciam pra finalizar a base, mas se quiser um pó para retoque indico o blot powder. Não sei o seu tipo de pele, se é seca, mista, oleosa… por isso fica difícl te indicar qual tipo de base e acabamneto seria legal pra vc usar e se realmente teria a necessidade de usar um pó ou produto anit-oleosidade. O Blot powder é um pó q. absorve o excesso de oleosidade da pele, mas pra quem tem pele seca ou normal para seca não é necessário…
      Espro ter te dado uma luz.
      : **

  23. Claudia (vixo) 25 de março de 2009 às 9:26 PM #

    Adorei teu post, estou indicando a várias conhecidas com dificuldade de entender a coloração MAC ! Eu mesma tenho muita dificuldade de achar minha cor na MAC. Sou muito branquinha, bem rosada, veias azuis etc. Uma vez fui numa loja da MAC no rio e o vendendor me vendeu a full foundation (pesada !) NC 20. Na época nao conhecia essa história de NW e NC e levei …. mas sempre achei que ficava meio cinza com a tal base … Minha cor, sinceramente seria algo que seria um NW 18, se existisse 😉
    Pensei em comprar a Revlon, mas aqui na Sacks soh vende a Sand Beige, que acho que eh escura pra mim. As bases da Dior, tipo Diorskin Forever, a mais clara que vendem aqui, a 020 me deixa laranja 😦
    Estou pensando em comprar Fix Fluid na cor NW 15 mas a dúvida permance … Nao tenho olheiras, mas marcas de acne e micro vasos no rosto. Meu corretivo seria o NC 15 ou 20 ?
    Tb vi seu flickr, fiquei encantada com seus makes, lindos !
    Muito sucesso e obrigada !!! Bjokas claudia

    • makeyouup 26 de março de 2009 às 3:50 PM #

      Olá Claudia,
      Seja bem vinda!
      Obrigada e fico feliz de ter feito um post q. esta ajudando algumas pessoas = )
      Obrigada por gostar do meu trabalho tb!
      Se vc é bem clarinha e de fundo rosado talvez talvez se adapte bem a linha NW, a numeração 15 pode ser boa sim pra vc. SE vc vai usar o corretivo no rosto ele não pode brigar muito com a coloraçào da base o ideal é escolher a mesma linha NW. Se vc precisa camuflar vasinhos e marcas de acne, tem de observar quala coloração dles e poderá se decidir melhor entre a linha NC ou NW. Quanto a numeraçào só realmente testando o 15 e o 20 na loja e vendo qual camuflou melhor as suas marcas ; )
      De um pulo num loja e exlique direitinho as suas necessidades e argumente com o vendedor, agora q. vc tem uma boa noção de como funciona .
      : *

  24. Luciana 25 de março de 2009 às 9:47 PM #

    Queria saber a diferença entre o corretivo studio finish nw25 e o nc30, a vendedora da mac disse que eu teria que ter os 2! A base da revlon tem uma cobertura média e a base studio fix fluid da mac?

    • makeyouup 26 de março de 2009 às 3:58 PM #

      Luciana,
      Talvez vc tenha q. ter os 2 corretivos sim. Os corretivos de cores e numeração diferentes funcionam para diferentes áreas muitas vezes.
      Eu por exemplo uso o studio finish NW 30 nas olheiras e NC 35 , poderia usar o 40 tb nas minhas marquinhas e eventuais manchas resíduais de acne. Ela sficam com uma coloração marrom avermelhadada e o corretivo NC 35 camufla perfeitamente e tira essa vermelhidão por ser um tico d enada mais claro q. o 40, não brida de forma alguam com a minha base NC35 ou meu hidratante tonalizante NC 40.
      Quanto a base studio fix fliud tem cobertura média ajustável, cobre bem e é boa par aser aplicada em camadas. Ela tem acabamento matte opaco, é ótima pra peles oleosas e por sr aplicada em camadas fians dependndo de quantas vc usa talvez até dispense o uso de corretivo. A base da Revlon tem a mesma cobertura, média ajustável.
      : *

  25. Claudia (vixo) 26 de março de 2009 às 4:02 AM #

    aliás, eu adicionei vc no flickr. meu nick eh miss_clarinet e lá vc pode ver umas fotos minhas !

    bjos e obrigada.

  26. Paula 26 de março de 2009 às 4:37 PM #

    Também adorei o post – MUITO esclarecedor – e tirei inúmeras das minhas dúvidas, rs. Parabéns e obrigada por se dispor a nos dar essa ajudinha!

    E aproveitando a oportunidade, também “sou” c4 na Face & Body e estou querendo encomendar um Studio Finish pra usar somente no rosto, pra cobrir umas cicatrizes de espinhas e uma vermelhidão que tenho às vezes nas laterais do nariz. Nesse caso, que cor você me sugere?

    E sobre as bases Colorstay, fiquei bastante interessada, dei uma pesquisada e tal, mas também não tenho certeza sobre a cor. Fiquei entre a Golden Beige e a Warm Golden, mas sou leiga no assunto e resolvi pedir uma ajudinha no caso delas também.

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e pelo blog! Esse é realmente um dos posts mais úteis e de boa fé que já li em blogs de make por aí, hehe 🙂

    • makeyouup 26 de março de 2009 às 5:50 PM #

      Paula,
      De nada querida! Fico feliz q. tenha gostado do post e do blog.= )
      E seja bem – vinda!
      Bom, se vc é como eu C4, pode escolher entre o Fix NC35 ou 37. Quanto as bases da Revlon, opte por uma com fundo amarelado ou neutro nesse caso a Golden beige.
      : **

  27. Melissa Leandro 26 de março de 2009 às 9:13 PM #

    OI!!!!!!!!!!!

    ADOREI SUAS DICAS… MAS NÃO CONSIGO DEFINIR MINHA COR…ACHO QUE ESTOU PARA NC30 ..VC PODE ME AJUDAR ?????

    OBRIGADA

    • makeyouup 26 de março de 2009 às 11:23 PM #

      Olá Melissa,
      Fica difçil definir exatamente a sua cor por foto.
      Mas tente com as dicas q. dei. Se não conseguir o melhor conselho q. dou é procurar uma loja e testar mesmo ao vivo.
      : *

  28. Vixo 27 de março de 2009 às 4:49 AM #

    Pois é, Van, o ideal é ir nas lojas, mas infelizmente a cidade onde moro nao tem MAC 😦
    Ai a gente tem que tentar acertar através de swatches e opinião de quem conhece melhor as bases, como vc . Bjos.

    • makeyouup 27 de março de 2009 às 4:17 PM #

      Claudia,
      Poxa, chato mesmo isso né!?
      A Mac abriu e abrirá loja recentemente em Curitiba e Campinas. Acho q. deveriam abrir mais lojas no Brasil.Quem sabe ligando para o 0800 vc não tira mais alguams dúvidas com eles!?
      Pode ser uma opção…
      : *

  29. Paula 27 de março de 2009 às 5:28 PM #

    Muito obrigada, Van! Vou comprar a Golden Beige mesmo 🙂 E desculpa, eu me expressei mal. Quis perguntar sobre o corretivo Studio Finish. Porque não sei, achei o raciocínio para encontrar a cor do corretivo mais complicado, hehe. Uma amiga minha é NC40/42 na base, usa o Studio Finish NW30 nas olheiras e fica perfeito pro tom dela. Ela me disse que é porque, quem tem “undertones” frios, geralmente tem olheiras quentes e vice-versa. Mas estou querendo um Studio Finish pra disfarçar uma cicatriz de espinha avantajada que tenho, e outras pequenas imperfeições do rosto, então não sei. O corretivo teria que ser NC mesmo? Nesse caso, só pra igualar o tom da pele?

    E se ela que é NC40/42 na base é NW30 no corretivo, eu que sou C4/NC35/37 teria que usar um corretivo com a numeração mais baixa que a da base também?

    Desculpa te encher de perguntas assim, Van. É que eu realmente estou com dúvidas a respeito do corretivo. Obrigada!

    • makeyouup 27 de março de 2009 às 10:06 PM #

      Paula,
      Seu tom de pele deve ser praticamente idêntico ao meu…
      Só me responda uma coisa.
      Essa marca de espinha é uma mancha ou é uma depressão? E qual a coloração dela?
      Pq isso influencia muito. Eu tenho marcas resíduais marrons , mais escurinhas. Vermelho mesmo fica só no dia da inflamação. então uso um corretivo verde por baixo se o vermelho ta gritando, ma se não ta uso o amarelo ou o meu próprio NC35. O q. a sua amiga disse faz sentido sim. Eu tenho undetones quentes e aminha olheira é amis fria por conta dos vazinhos. Essa má vascularização deixa na pele uma coloração meio roxa, meio avermelhada..
      Por isso sua amiga usa o NW 30, o mesmo q. o meu…Essa numeraçào mais baixa é só pra dar uma clareada tb na região. pq a tonalidde da pele é bem mais escura, deu pra entender!?
      Vc poderia tb usar um corretivo NW 235, mas eu gostei bastante do NW 30, da uma leve iluminada. Vai ver por esse motivo sua amiga usa o NW 30. Ela pode ter olheiras um pouco mais claras no tom da nossa, mesmo sendo um tom de pele mais escuro.
      Por isso corretivo é uma questão q. varia muito. A pessoa tem q. testar…
      Resumindo, se vc precisa dele para o rosto o melhor é igual ao tom da base o mais próximo possível e se quer camuflar uma mancha escura escolha um q. seja no tom da pele , porém um pouco mais claro mas bem pouco ou fique no exato tom da usa pele mesmo. Agora se vai usar nas olheiras sugiro analisar a sua coloração. Se ela for azulada , roxa, va de NW 25,30 ou 35., no seu caso. Veja o q. mais camuflou sem ficar claro demais e faça sua escolha.
      : ** e boa sorte.

  30. Vivi Alves 27 de março de 2009 às 11:51 PM #

    Van, simplesmente ameeeei esse post. Sério!! Tenho que ter ele no meu diário porque tenho um problema sério em escolher a cor certa de base pra mim. Estou querendo ir na MAC pra descobrir qual é minha cor mas estou com mto medo de ficar confusa. Esse post vai me ajudar bastante.
    Você é o máximo, fofa!!

    Ah, tem selinho pra vc lá no blog.

    Bjs

    • makeyouup 30 de março de 2009 às 2:33 AM #

      Vivi,
      Obrigada querida! Q. bom q. vai te ajudar…
      Ah! Vou lá ver.
      : *

  31. Paula 28 de março de 2009 às 7:31 PM #

    Sim, Van (aquela íntimas, rs), pelas fotos e vídeos que vi temos tons de pele bem parecidos, mesmo!

    E quanto à cicatriz, é uma depressão. A coloração é só um pouco mais escura do que a da minha pele normal, e eu diria que é mais pra avermalhada, eu acho. Mas é pra isso que eu quero mesmo. Pro rosto eu quero dizer. Porque o corretivo que eu uso nas olheiras cumpre bem esse papel, mas no rosto ele fica com um aspecto esquisito. Acho que a textura não é legal pra camuflar cicatrizes e tal. Bom, vou de um corretivo próximo ao tom da base, então. Muito obrigada! 🙂

    E cara, eu tô de cara com você, rs. Além de blog ser ótimo, o conteúdo excelente, você é super atenciosa com a gente!
    Você é o máximo! [2] Muito sucesso!

    • makeyouup 30 de março de 2009 às 2:36 AM #

      Paula,
      Eu q. agradeço.
      É sempre ótimo receber visitas e ajudar as pessoas por aqui ; )
      : *

  32. elaine lele 28 de março de 2009 às 11:19 PM #

    Oiii , adorei tudo porém a duvida continua, aqui já descobri que sou NC, quero comprar a base e corretivo sculpt, no corretivo estou em duvida do vc 30 e 35, já na base estou na duvida do 35,40,42, socorro !!!! kkkkk.
    uso o studio fix nc 43, devo ir por essa linha?
    vou postar o link do meu fickr pra vc analisar minha fotinha tá.
    http://www.flickr.com/photos/elaine_lele/3282087434/

  33. gabriela 29 de março de 2009 às 3:15 AM #

    obrigada pelas dicas, isso vai me ajudar muito qd for comprar o meu corretivo
    bjs

    • makeyouup 30 de março de 2009 às 2:43 AM #

      Gabriela,
      De nada.
      Seja bem vinda.
      : **

  34. elaine lele 30 de março de 2009 às 11:54 PM #

    Van me disseram que o fix fluid é um tom mais escuro que o studio fix é verdade??? Pois se meu studio fix é nc43, qual seria o meu tom pra o fix fluid………

    Bjus

    • makeyouup 31 de março de 2009 às 4:13 PM #

      Elaine,
      Sim, pq ele tem muita pigmentação e é uma base mais espessa, não é a base de água, I guess…
      Provavelmente é o NC 40. Mas é mais garantido ir na loja testar. O meu studio Fix é C4 e o meu fix fluid NC35.
      : *

  35. Gleice 31 de março de 2009 às 12:33 PM #

    Olá!

    Te convido a conhecer e participar do novo blog: Troca-troca de make-ups!
    Como o nome auto-explica, é um blog para que nós, meninas que adoraaaamos maquiagem, possamos trocar aquelas maquiagens que compramaos ou ganhamos, e que estão no fundinho do armário!

    Te espero por lá!

    http://troca-make.blosgspot.com

    • makeyouup 31 de março de 2009 às 4:15 PM #

      Gleice,
      Olá!
      Seja bem vinda!!
      Adorei o blog!!
      Obrigada!
      : *

  36. elaine lele 31 de março de 2009 às 9:06 PM #

    Van muito obrigada pelas dicas , adorei esse post, adoro seus makes vc é d+……

    Bjus

    mais uma vez muito obrigada !!!!

  37. Rita Garcez 5 de abril de 2009 às 4:09 PM #

    Olá, lindinha!
    Não conehcia seu blog, menina! Que demais! Já vou começar a seguí-lo agora, adorei!
    As fotos do Fashion Week desse ano baixei, a grande maioria no UOL Estilo e na Globo, num site especial de cobertura que eles montaram na época dos desfiles, que já procurei o endereço pra vc feito doida e não achei ( acho que deletei dos favoritos…). Mas já posso te adiantar que as fotos são pequeninhas e muitos ruins. Pena, também adoro fotos gigantes, ajudam muito né?
    Se puder te ajudar em mais alguma coisa, por favor, me avise!
    Beijocas!
    Rita

  38. Rita Garcez 5 de abril de 2009 às 4:26 PM #

    Lindinha, perdoa minha falta de memória… É claro que eu já conhecia seu blog, fui adicionar vc e percebi isso… Isso é problema de idade, sério, me perdoa!

    Beijocas!
    Rita

    • makeyouup 13 de abril de 2009 às 3:31 PM #

      ahahahaha!
      Rita,
      Imagina…
      E obrigada por me indicar a fonte!
      Seja bem vinda sempre = )
      : *

  39. mary sa 13 de abril de 2009 às 3:38 AM #

    olá,obrigada por esse guia publico.
    estou começando a investir agora em produtos caros,de boa qualidade em make,e estava com grande duvida com produtos mac,e com seu poste eu tirei de aprendizado 95 por cento.
    obrigada

    • makeyouup 13 de abril de 2009 às 3:32 PM #

      Mary Sa,
      De nada. Seja bem vinda.
      : *

  40. Marianah 26 de abril de 2009 às 10:23 PM #

    Nossa, um dos post mais úteis que eu já li em mto tempo!!
    brigadaaa!
    Posso tirar uma duvida?
    Bom, eu tenho aquele velho problema de ter o rosto mais claro do que o corpo por ficar andando pra cima e pra baixo (oo saco depender de onibus ehuehuheuheueh). Só que a minha tonalidade de pele é mtoo branca e mtoo rosada. Então se eu quiser “tirar”um pouco desse rosa, eu uso a NW (que seria o aconselhavel pra o meu tom de pele)??

    • makeyouup 27 de abril de 2009 às 1:12 AM #

      Marianah,
      Vc pode usar a NW se quiser igualar com o corpo, mas o mais aoncselhável rpa “quebrar”essa vermelhidão é a linha NC q. tem um pigmento mais amarelado.
      : *

  41. Regiane 23 de maio de 2009 às 4:31 PM #

    Oi Van, usamos as mesmas cores na MAC, tanto de corretivo como de base. Vi no seu flickr que vc comprou a base da MUFE, um sonho de consumo meu, tinha visto em tutorial e achei muito bom o acabamento. Enfim, qual a sua cor da base MUFE? Bjus.

  42. Viviam 28 de maio de 2009 às 11:32 PM #

    Perfeitas as explicações! Me ajudou bastante. Obrigada!
    Beijos…

    • makeyouup 1 de junho de 2009 às 4:41 PM #

      Viviam,
      De nada querida!
      Seja bem vinda.
      : *

  43. CINTHIA 30 de maio de 2009 às 1:09 PM #

    Eu uso o Studio Finish Powder Foundation NC40. Seguindo as instruções, meu corretivo deveria ser NW… Mas o que eu pretendo corrigir são marcas mais avermelhadas no rosto, o que me faz pensar em um corretivo NC também… Preciso de ajuda!

    • makeyouup 1 de junho de 2009 às 4:45 PM #

      Cinthia,
      Então como vc usa o Fix Powder foundation na cor NC40 seria interessante vc continuar na linha NC mesmo para não dar diferença no rosto. O studio finish concelar tem um cobertura praticamente full (total) e não vai brigar com o tom da sua base ; )

  44. Priscila C. 3 de junho de 2009 às 5:16 PM #

    Oi

    Van…flor sou morena média amarelada, um pouco mais escura que vc, to em duvida quanto a cor do studio fix…vi que vc usa C3, o meu seria o C4 ou NC35/37…pode dar uma olhadinha na minha foto.
    Up

    Bjos

    • makeyouup 14 de junho de 2009 às 10:09 PM #

      Priscila,
      Acho q. vc poderia experimentar o NC 37, poi nos fix fluid sou NC 35.
      Da um pulinho numa loja e experiemnte 3 tons NC 37, NC 40 e NC 42.
      E dos 3 na luz natural veja o q. ficou melhor ! ; )

  45. Ju Laur 28 de junho de 2009 às 4:19 PM #

    Van so agora vi essa explicacao, que alias ficou excelente!!!
    Agora me fala mais dessas bases da Revlon, adoro a compacta, quais outras sao boas????
    Beijao

    • makeyouup 28 de junho de 2009 às 9:47 PM #

      Ju,
      Bom, eu sou super suspeita pra falar das bases da REVLON pq adoro a marca…
      Eu conheço mesmo é essa da foto a COLORSTAY. Ainda não testei outras, mas quero muito testar.
      É uma base de cobertura média a total, dependendo de quantas camadas vc usa. Tem boa fixação, não transfere, pelo menso comigo… Ela tem acabamento matte e nunca me deu irritações ou espinhas. Ahco ela perfeita.
      Na minha opinão funciona como a Studio Fix fluida, porém ahco q. além de ser a metade do rpreço minha pele se deu super bem com ela e acredito q. o acabamento fica igual, tanto q. misturo a fix com ela para chegar em várias tonalidades durante o ano todo e assim tenho uma gama boa de cores para trabalhar…
      Eu adoro a Colostay, fora q. o preço é suuper justo.
      Pra escolher a cor é um pouco mais difçil, pois ahco q.eles não fizeram fundo NC para pels amareldas, só warm an neutral tones. Pra achar a minha cor, tive q. misturar a Sand beige com a Natural Tan. Mas na famácia , onde compro, tem mutios testers. Vc com cereza acha a sua cor…
      Tenta ela e garanto q. vc não vai se arrepender ; )
      : *

  46. Nuria 11 de agosto de 2009 às 6:39 PM #

    Boa tarde, primeiramente gostaria de parabeniza-la pelas explicações, com certeza são muito úteis a pessoas como eu que sempre brigam com as cores de bases e pó!!!

    Na verdade, nunca encontrei alguma que se encaixasse bem no meu tom de pele, pelas suas explicações, acredito que devo ser NW20. Porém, fui na MAC e a pessoa que me atendeu me indicou a cor “Light Medium” para o Mineralize SPF 15 Foundation Loose, achei que ficou um pouco escuro, talvez devesse comprar a cor “Light”. O que vc acha?

    • makeyouup 11 de agosto de 2009 às 9:14 PM #

      Nuria,
      Olá! Obrigada!!
      Sem saber seu tom de pele não posso te indicar a cor certa…
      Eu não posso indicar, pois não tenho e não uso o pó mineral da Mac, mas acredito q. não deva ter uma gama de cores muito extensa como as bases líquidas.
      Procure realmente a cor que sumir na sua pele, pois ela será a q. mais ficará natural. É o único conselho que posso lhe dar.
      : **

  47. Caroline Cunha 13 de agosto de 2009 às 12:13 AM #

    OIII ACHEI SEU BLOG MARAVILHOSO!!! ESSA EH A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO AQUI E ACHEI OTIMO. AMEI AS DICAS DA COR CERTA DOS PRODUTOS DA MAC, POREM SOU UMA PESSOA TOTALMENTE CHEIA DE DUVIDAS E QUERIA TE PERGUNTAR SE EU MANDAR UMA FOTO MINHA PRA VC VER E ME DIZER A SUA OPINIÃO… VC PODERIA ME DIZER? MORO EM FLORIPA E AQUI NAO TEM LOJA DA MAC E TEREI QUE PEDIR PELO SITE, MAIS TO COM MUITA DUVIDA.

    ENTAO EH ISSO BJUS E OBRIGADO

    • makeyouup 13 de agosto de 2009 às 1:21 AM #

      Olá Caroline!
      Seja bem vinda ao Make you up! = )
      Obrigada pelos elogios! fico feliz de estar ajudando e dando dicas que as leitoras curtem.
      Pode me mandar uma foto sim e a gente tenta chegar na sua cor.
      Só não garanto exatidão pois como vc já deve saber, base é bom testar no rosto mesmo…
      Tira uma foto ao natural numa luz natural e outra ao natural numa luz artificial.
      Pode mandar para o e-mail: vanessa.brito@gmail.com
      ; **

  48. Caroline Cunha 13 de agosto de 2009 às 12:38 AM #

    Esqueci de dizer os produtos que eu pretendo comprar

    Mac – Foundation Studio Fix Fluid – NC 15 OU NC 20? TENHO DUVIDA NESSAS DUAS CORES.

    Mac – Mac- Studio Finish SPF 35 Concealer
    Corretivo – NC 20

    Mac – Powder Mineralize – Skin Finish Natural
    Pó facial natural – mireral – Light Medium OU Medium Plus? TENHO DUVIDA NESSAS DUAS CORES.

    BJU OBRIGADO

  49. Denise 15 de agosto de 2009 às 5:25 AM #

    Olá,

    Achei seu post super didático!!! Ajudou muito!!
    Gostaria muito da sua ajuda!!
    Queria uma base para pele mais seca, qual você indicaria? As vezes uso base depois pó e sinto que minha pele fica ressecada e descascando… Não tenho predileção por marca… Pode ser Mac, Revlon ou outras! Ai que bom acho que o meu tom de pele é muito parecido com seu!!
    Isso vai ajudar muito na escolha da cor!!

    Bjos
    Vou voltar sempre!

    • makeyouup 16 de agosto de 2009 às 7:30 PM #

      Olá Denise!
      Seja bem vinda ao Make you up!
      Olha, eu gsoto muito de bases q. contém alguma hidratação para pels secas, pois nunca é demais…
      Use um bom hidratante com filtro solar, gsoto muito do Studio Moisture Fix SPF 15 da Mac, mas pode ser qualuer um de marcas boas como La Roche, Avéne… Qualquer bom hidratante com filtro para hidratar a pele bastante antes da base. De bases gosto de hidratantes tonalizantes como os da Mac ( na colceção nova Baby Bloom tem ótimos tonaliznates), na Sephora vc acha muitas opções tb, a Base Face & Body q. é a base de água todos para o dia a dia. A Lancôme, Guerlain, Channel, Clarins e Shisiedo fazem ótimas bases para peles secas. Entre no site e de uma olhada. Eu nõa costumo investir nessas bases de marcas de luxo, pois pra maquiaodr sai caro… Vc encontra opções baratinhas e boas até no Boticário, Vult e Tracta.
      Para uma coberturea maior (se vc precisar) indico a base Colorstay da Revlon , dura 12 hrs e tem acabamento Mate (seco), tem para pels normais a secas. Para um pele impecável estou gostando muito da base HD da Makeup for ever, ela tem um ótimo hidratne na fórmula e é super natural, pele de airbrush!
      Vc deve evitar tb usar muito pó use soemnte nas áreas onde a pele brilha mais como zona T, mas se ela nem isso brilha vc pode encostar levemnte o pincel com pó pra uma cobwertura suave no rsoto todo e devolver a hidratação ddepois como um spray fixador como o Fix Plus da Mac ou água Thermal.
      ESpero q. tenha te ajudado = )
      : *

  50. Denise 17 de agosto de 2009 às 1:26 PM #

    Muito Obrigado!!
    Vc me ajudou muito!!
    Vou seguir todas suas dicas!!
    Bjos

  51. Caroline Cunha 19 de agosto de 2009 às 7:49 PM #

    Oi estou aguardando aquela dica pra cor da minha pele. mandei a foto pro seu email.

    bjusssssss

    • Caroline Cunha 20 de agosto de 2009 às 11:35 PM #

      Muito Obrigado!!!!!!!!

      bjussss

  52. Cynthia Toscano 23 de agosto de 2009 às 2:29 AM #

    Vanessa,

    Foi com certeza o melhor material que já li sobre cores de base da MAC! Muito bom mesmo…

    Nunca sabem definir a minha cor msm na própria loja da mac, cada um diz uma coisa!Eu sou super branca 15/20, mas acho que não sou nem amarelada e nem rosada…
    Comprei a SFF NC 20 e parece que eu tenho hepatite, tvz pq ela seja mt pigmentada, mas acho que mesmo a NC15 teria ficado amarela demais pra mim…

    Vou testar a NW15 essa semana e ver no que dá, pelo menos da “hepatite” eu vou fugir!

    Beijos e mais uma vez obrigada pelo post 🙂

    • makeyouup 23 de agosto de 2009 às 3:03 AM #

      Cynthia,
      De nada querida.
      Estou aqui pra isso ; )
      Fico feliz q. tenha gostado do post = )
      Tente msiturar as bases e me conte, pois vc não deve ter nehum undetone significativo como amrelado ou rosado. pode tender mais pra um undertne mais neutro. Por isso existe a linnha N.

      : **

  53. Michelle Freitas 1 de outubro de 2009 às 6:21 PM #

    Ameeeeeeeeei as dicas! Eu vou comprar uma base e corretivo MAC mas tinha dúvidas. Valeu d+!

  54. Izabela Freitas 4 de outubro de 2009 às 2:59 PM #

    Olá!

    Se eu mandar uma foto minha para o seu email, você poderia me ajudar a definir qual seria a minha cor do Studio Fix da Mac???
    Quero comprar pela Sack’s só que estou meio confusa.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraços, Izabela :0)
    OBS: ATRAVES DESSE ENDEREÇO DE EMAIL QUE EU CADASTREI VOCÊ ME MANDA UM EMAIL COM O SEU ENDEREÇO PARA QUE EPOSSA MANDAR A FOTO OK?!

    • makeyouup 4 de outubro de 2009 às 10:08 PM #

      Oá Izabela!
      Olha, eu possote ajudar sim.
      Só nãoposso te dar certeza pq o ideal é vc ira a uma loja e testar ao vivo, para depois comprar a cor mesmo que seja pela internet. pq foto engana muito…
      Mas vamos lá tentar.
      : *

  55. Rose Rauck 26 de outubro de 2009 às 8:43 PM #

    Oi, adorei as usas dicas. Queria ver se vc me ajuda com a base e o pó e consegue ver a correspondência para os produtos da MAC que acho ótimos.
    Uso a base da Diorskin Icône Voile Lissant Fini Poudré Photo Perfect – é uma bisnaga azul escuro e a cor é Light Beige – 020
    e o Pó é o da Revlon Color Stay pressed na Cor Ligt Medium.
    As veias do meu pulso são azuladas tenho olhos verdes e cabelos castanhos. Vc consegue me dar uma pista de qual cor de base e qual cor de pó da MAC devo comprar.
    Seria ótimo irmos a um stand da MAC e experimentar, mas eles nem sempre tem tudo e nem sempre tem a mesma disposição que você demonstrou.
    Agradeço desde já.
    bjuss

    • makeyouup 27 de outubro de 2009 às 9:47 PM #

      Rose,
      Se suas veias são azuladas vc esta na linha NW com certeza.
      Agora para descobrir a numerção fica difícl sem saber sua tonalidade exata….
      Se vc é clarinha mas nem tanto experiemnte a NW20 ou 25.
      Se quiser me envie uma foto e posso tentar pra vc.
      Mas mesmo sem a linha toda na loja, geralmente as atendentes da MAC sabem dizer certinho sua cor ; )
      Tenta e depois me fala
      : **

  56. Ge 28 de outubro de 2009 às 6:24 PM #

    OI VAN…

    PARABENSSSSSS, VC EH O MAXIMO, NUNCA VI TANTA ATENCAO EM UM BLOG, PARABENS MESMO.
    FICARIA MUITO FELIZ SE CONSEGUISSE ENCONTRAR O MEU TOM DE PELE, FICO MUITO CONFUSA, EMBORA VC SEJA EXTREMAMENTE CLARA, DEVE SER PQ NAO COSTUMO USAR MAQUIAGEM, MAS SINTO QUE ESTA NA HORA DE ISSO MUDAR, ME AJUDA POR FAVOR… TENHO CABELOS ESCUROS, MAS MINHA PELE EH BRANCA, E MUITO PIGMENTADA, CHEIA DE MANCHAS ESCURAS DE ACNE, AINDA NAO SEI NEM SE SOU NC OU NW, QUERO MUITO COMPRAR O CORRETIVO DA MAC, SERA SE SOU NW 25, FOI O QUE MAIS ACHEI QUE PODERIA DAR CERTO….
    MUITO GRATA … BJUSSSSS

    • makeyouup 30 de outubro de 2009 às 9:10 PM #

      Geany,
      Obrigada querida!! Fico feliz com o carinho q. recebo aquqi no blog = )
      Me manda uma foto!! Quem sabe a gente nõa chega a um denominador comum!? ; )
      : **

  57. Ge 1 de novembro de 2009 às 7:06 PM #

    vc poderia me passr um e-mail com o seu e-mail?
    ficaria muito feliz, bjao!!
    PS:PARA EU TE MANDAR MINHA FOTO.

    • makeyouup 2 de novembro de 2009 às 1:06 AM #

      GE!
      Sorry, acabei q. não te falei q. estou emlhorando o lay-out e ainda nõa colocquei o e-mail pra contato do blog…Manda pra : vanessa.brito@gmail.com
      : *

  58. Aída 18 de novembro de 2009 às 9:01 PM #

    Vanessa,
    adorei tua explicação. Mas, mesmo assim tou numa dúvida cruel sobre qual corretivo comprar… Inclusive se líquido ou o studio finish SPF35. Na minha cidade (Recife) não tem loja MAC, nem importadora q a venda. Posso mandar para o email que você passou p “makeyouup” uma foto minha de cara lavada para que você possa opinar??? Pois minha unica opção de compra é pelo site da sacks.
    Muitisso obrigada!
    bjos

    • makeyouup 19 de novembro de 2009 às 1:26 AM #

      Oi Aída!
      Olha, pode me passar a fotro sim ; )
      Mas já te adiantando… Eu prefiro usar corretivo líquido ou com textrua beeem cremosa q. deslisa na região dos olhos para nõa marcar…
      E o Studio finfish camouflage pode ser usado na regiõa dos olhos sim, mas o meu preferido é o select moisturecover, pq nõa marca nehuma linhazinha de experessão!
      O studio finish eu deixo para marcas no rosto e espinhas, funciona como uma óootema camouflagem ; )
      : *

  59. Aída 19 de novembro de 2009 às 11:19 AM #

    Obrigada, Vanessa!
    Já tou te mandando 🙂
    =**

  60. Stella 21 de novembro de 2009 às 1:24 PM #

    Nossa! Amey!
    Essa já está guardada nos meus favoritos!!!
    Valeu demais!

    • makeyouup 21 de novembro de 2009 às 10:40 PM #

      Olá Stella!
      Seja bem vinda aqui no Make you up! = )
      : **

  61. Renata C. Ottoni 25 de novembro de 2009 às 11:24 AM #

    MARAVILHOSO seu post! Me ajudou demais!!! Obrigadaaaaa!!!

  62. Mel 26 de novembro de 2009 às 2:38 PM #

    Olá!!!
    Hoje pesquisando no google achei seu blog e amei!!!!!!
    Mas tenho uma dúvida…eu sou super branquinha(muito mesmo, quase transparente),e tenho sardas e cabelos acobreados ou seja ruiva(apesar de pintar de loiro..rs…rs…),e as minhas veias do braço são a maioria azuladas e aroxeadas.
    Gostaria de dar uma disfarçada nas sardas, que tom de base e corretivo eu uso NW ou NC. Pelo que entendi acho que tenha que usar corretivo NC(para neutralizar as sardas) e base NW(pois acho que deve ser o tom da minha pele), estou certa??E mais uma dúvida a face and body é muito amarelada??
    Obrigada desde já e espero ansiosamente pela resposta..
    Ahhh…seu blog já está na minha lista de favoritos.
    beijos
    Mel

    • makeyouup 26 de novembro de 2009 às 6:53 PM #

      Oi Mel,
      Seja muito bem vinda aqui! = )
      E obrigada por ter o Make you up nos seus favoritos! ; )
      Olha, para ruivas naturais como vc aconselho usar a linha NW, geralmente a linha NC da Mac tem muito pigmento amarelo. Isso acontece com a base studio fix fluid q. é a quela de cobertura seca, mate e tem spf 15. Ela é uma base mais grossa e oil free, bastante indicada apra peles mais oleosas. Se for uma base assim q. vc procura fique com ela, mas aconselho vc não tentar camuflar demias suas sardas… Fica “fake”e nada natural…
      Se vc tem uma pele boa, use uma base mais levinha ou uma camada leve de uma base como a Studio fix fluid misturada no seu hidratante. Por isso aconselho vc usar corretivo apenas nas olheiras, nas marcas de espinhas (se vc tiver) e naqueles lugares do rosto onde geralmente ficam aquels vasinhos e palcas vermelhas típicos de peles claras. Mas se vc nõa tiver anda disso e somente sardinhas, uma base leve já irá igualar o tom da sua pele sem ficar muito artificial…
      a linha NW tem o pigmento rosado, mas se vc ahcar q. já tem muitas zoanas ou áreas do rosto avemlehadas como bochechas e cnatos do nariz, talvez goste mais da linha NC, mas aconselho testar pq como eu já disse o pigmento da linha Nc na stuido fix fluid é bem acentuado.
      Eu curto muito a base da Relon Colorstay, pois tem a mesma funçòa do Studio fix é mais levinha , dura bastante e a linha de cores tem pigmentos mais suaves, tanto nas peles de fundo rosado ou amarelado.
      Já se vc procra algo bem leve uma foundation a base de água como a Face & Body, pode optar pela linha C. Ou pela linha N. Eu trabalho com a linha C, pq por mais q. as pessoas tenham fundo de pele rosado como o seu algumas tem zonas do rosto muito avermelhadas como as bochechas e é legal dar uma “quebrada”na vermlhidòa com bases de fundo amarelado como a linha C da Face & Body.
      Aliás essa base é minha paixão! Uma das melhores do mercado!
      Espero ter te esclarecido.
      : **

  63. Mel 26 de novembro de 2009 às 2:51 PM #

    Desculpa mas não me expressei bem na dúvida quanto a base face and body, queria saber se o tom C é muito amarelado, e para mim qual é a escolha certa C ou N???

    • makeyouup 26 de novembro de 2009 às 6:54 PM #

      Mel, Eu trabalho e gosto muuito da linha C. Principalmente pq a maioria das pessoas fica bem com as baes de fundo amarleado. e especificamente essa Face & Body nõa tem o pigmento muito amarelo ocmo na Sutido Fix fluid.
      : *

  64. Mel 1 de dezembro de 2009 às 12:59 PM #

    Já abusando da sua boa vontade, gostaria de saber sua opinião da base Studio Sculpt Foundation, você sabe se os pigmentos NC são muito amarelados como a da Studio Fix Fluid??Será que posso ariscar e comprar uma NC??Pois tenho medo de comprar NW e ficar muito rosada, pois como você mesmo disse para dar uma neutralizada.Gostei dessa base pelos comentários e estou louca para comprar…
    E hoje olhando meu rosto na luz de cara limpa não consegui definir meu tom de pele, as vezes acho que tenho a pele rosada, mas como as sardas cobrem maior parte do meu rosto fico em dúvida, acho que tenho os dois tons.Por esses motivos tenho zilhões de dúvidas.Desculpa te incomodar tanto, mas na minha cidade não tem MAC, então tenho que pedir pela internet, por conta disso tenho que ficar te azucrinando com minhas dúvidas existenciais…rs…rs…
    Obrigada desde já…e desculpa mais uma vez…

    Mel

    • makeyouup 3 de dezembro de 2009 às 5:12 AM #

      hahahahaha!
      Dúvidas existenciais foi ótimo Mel…
      Bom, se vc tem muitas sardinhas olhe para o pescoço e para seu colo principalemtne, pois é onde nós temos a referência da cora da base,pq o rosto não pode ficar destoando do colo nas mulheres, pq é uma parte do corpo q. fica sempre muito exposta e ninguém quer ficar parecendo q. esta usando uma máscara (base) de tonalidade diferente do colo. Se seu colo for mais amarelado para igualar o rosot com ele opte pela linha NC se ele for mais rosado opte pela linha NW. Eu geralmente prefiro a linha NC, visto q. a maioria das pessoas tem undertones amarelos…
      Não sei te dizer se a sculpt tem mais pigmentos amarelos concentrados q. a studio fix….
      A sculpt é uma base em gel, mais indicada para peles maduras e secas.
      Se vc é ruiva natural e acha q. tem pink undertones, mesmo assim eu te aconselho sempre procurar uma base com pigmento amarelo ou uma neutra, pq se jogar nas bases de pigemento rosado pode te deixar mais rosa!
      Tente pegar “samples”amostras antes de comprr de vez a sua base.
      Ligue para a Mac e talvez eles te enviem alguns para vc testar, antes de se decidir. = )

  65. Mizinha 27 de dezembro de 2009 às 11:56 PM #

    Oi amei suas dicas, você foi excelente!!! Mas tenho um grande problema, moro na região norte do Brasil e aqui não tem MAC, e gostaria muito de comprar uma base da linha mineralize no site da Sack’s, minha pele é muito branca, tipo boneca de porcelana e as bochechas rosadas, e minhas veias são azuis. Olha amiga eu já tive muitas tristezas com várias bases que comprei, a grande parte delas fica amarelas, escura…, por exemplo da Lancôme já tive várias e nenhuma deu certo, é um caos. Me ajude, quem sabe você pode me dizer uma base legal para minha pele. Um grande beijo!!

  66. Patricia Guedes 3 de fevereiro de 2010 às 2:41 AM #

    Vanessa!
    Menina, que post maravilhoso! Adorei!
    Só que eu precisava da sua super ajuda. Olha o meu drama: na Studio Fix Fluid eu sou NC 35 e na F&B sou C4 (dã). Aí segui sua orientação daqui e comprei com uma amiga a Golden Beige (pirei o cabeção com essa Colorstay da Revlon – quero uma de qualquer jeito agora). Ocorre, gatíssima, que a Golden Beige ficou clara pra mim. Coloquei até os dois frasquinhos lado a lado e, de fato, ela é mais clara. Baseada no meu desespero, responda à seguinte pergunta: qual é a base que tem um tom logo após a Golden Beige? Seria a Warm Golden? Ou a Natural Tan? Ou nenhuma das duas?
    Beijos e muito obrigada!

    • makeyouup 3 de fevereiro de 2010 às 8:56 PM #

      Oi Patricia!
      Olha, maior coicidência pq tb sou NC35 no Fix fluid e C4 na Face & Body.
      Eu ainda não comprei a Golden Beige, mas to louca para comprar. Vc tem certeza que fcou clara demais!?
      Tenho quase certeza q. na escala de cores seria o tom par quem usa NC35…
      Mas de repente vc ta um pouco corada por conta do verão não!?
      Se não for esse o caso e ela estiver um tico só escura tneta usar um pó bronzant para tirar esse ar pálido ; )
      Se não resolver o próximo tom seria Warm Golden mesmo…
      : **

      • Patricia Guedes 4 de fevereiro de 2010 às 12:32 AM #

        Ai, Van, obrigada pela resposta!
        Então, ela é mais clara mesmo, tanto é que tive que dar pra minha irmã, que é mais branquinha. Não fica assim, MEGA clara, mas dá uma diferencinha sim (por isso eu queria o tom imediatamente acima).
        Se você quiser, posso tirar uma foto dela ao lado da SFF pra você ver a diferença.
        Inclusive, na tabela que eu vi de referência, ela é recomendada pra pessoas NC 30 (aliás, nessa tabela não tem a correspondente pra quem é NC 35, não sei por que).
        A tabela é essa:

        Revlon Colorstay with Softflex vs. MAC SFF:
        Ivory: NW 15 lightest of the bunch
        Buff: NC20 best match for fair NCs
        Sand Beige: NC20-25 with somewhat neutral undertones
        Nude: NC25 with peachy undertones, definitely not for pinks or true golden
        Natural Beige: NW20 tends to run pink
        Medium Beige: NC27 between Sand Beige and Golden Beige
        Fresh Beige: NW25 with pinky undertones
        Golden Beige: NC30 with truest yellow/olive undertones
        Warm Golden: NW30/NC30 with somewhat neutral undertones
        True Beige: NW30 with pinky undertones (for Fresh Beige in summer)
        Natural Tan: NC40/NC42 more neutral than golden caramel
        Early Tan: NW35 with somewhat peach undertones
        Rich Tan: NC 40/42 with yellowish undertones
        Golden Caramel: NC40/NC42 more golden than natural tan
        Toast: NW43/NC45 with neutral undertones
        Rich Ginger: NW45 very peachy-pink
        Caramel: NC45 seems to run true to color
        Cappucino: NC50 slightly more peach than Caramel
        Mahogany: NW50/NC55 the darkest of NWs but not extremely peachy
        Mocha: NW55 seems to be very cool toned, almost grey undertone
        (tirada do makeupalley)

        Vou ver se dou uma procurada na warm golden pra comprar.
        E eu não sou bronzeada, esse é o meu amarelo natural, hahahahaha!
        Boa sorte na sua compra também!
        Beijos e muito obrigada!

      • makeyouup 4 de fevereiro de 2010 às 2:54 AM #

        Oi Pati!
        Nossa! Não sabia mesmo que não tinha uma cor correspondente para nós pobres morenas amareladas!
        hahaha!
        Olha, tenta a Warm Golden… Mas meu pressentimento me diz q. ela vai tender mais para o rosa do q. para o amarelado…
        o q. não é ruim visto q. de vez em quando é bom “quebrar”esse fundo amarelado da gente…
        Vc tb pode comprar a Natural Tan q. seria mais rosada um tom acima NC 40.
        Eu tenho o fix NC 40 e super uso , quando to branquinha dou uma pequena clareada com outra base mais clara qualquer.
        Na verdade até uso ele pouco pelo pigmento tão amarelo…
        A Natural Tan tb pode ser misturada a qualuer outra mais clara…
        Eu uso ela junto com a Sand Beige e consigo algo próximo ao meu tom sem um pigmento amarelo muito evidente… Fica uma coisa assim. Neutra ; )
        ah!
        Super AMEI essa tabela!
        Posso gentilmente roubar para postar aqui no blog!!!?
        Ia ajudar um bocado de gente aqui ; )
        hehehe
        : **
        : **

  67. ANDRÉA 17 de março de 2010 às 1:23 PM #

    Olá, quero uma dica. Eu comprei o corretivo studio finish mac na cor nc20, achei mto clarooo. Como não tem o nc25 quero provar o nc30. O que vc acha? estou na dúvida tbm entre o nw e nc. Minha olheira é marrom. Ah, eu uso pra cobrir manchinhas tbm, tipo na lateral do nariz.

    • makeyouup 17 de março de 2010 às 3:23 PM #

      Olá Andréa,
      Normalmente as pessoas tem olheiras de tom avermelhado ou arroxeado/azulado. Mas se vc realmente tem olehiras marrons, fique com a linha NC mesmo.
      O pigmento amarelo da linha irá neutralizar melhor.
      Se você não achou a sua numeração exata tente misturar 2 tons,. Geralmente da muito certo. Eu mesma soua a rainha das misturas e muitos maquiadores fazem isso para corrigir com mais perfeição a pele das pessoas ; )

  68. Rosilene 18 de março de 2010 às 12:54 AM #

    Nossa amei o post, vc realmente nos da valor e atenção as nossas duvidas..realmente tenho muitas duvidas quanto a minha cor de base.. e ja gstei muito dinheiro atoa.. ate mesmo nas lojas as vendendoras me indicam cores erradas.. depois é mais clara ou + escura.. aqui na minha cidade nao tem MAc.. v.v ES mas tenho muita curiosidade de saber a cor certa pra minha pele da stud. e do corretivo finish pq meu marido vai a Sp e vou pedir pra ele como presente de aniversario.. me ajude!!! como te envio uma foto
    minha ??

    Grata,
    Rosi.

    • makeyouup 22 de março de 2010 às 12:44 AM #

      Olá Rosilene,
      Obrigada!
      Você pode mandar um e-mail para mim com uam foto de rosto limpo sem amquiagem numa luz natural do dia e possos a partir dela tentar te ajudar.
      coloque no e-mail como por exemplo se pega sol no corpo, no rosto, se eles tem tonalidades diferentes etc.
      O endereço esta no alto do blog, só clicar no ícone da carta.
      Mas já adianto q. se você for numa loja da Mac os vendedores da marca são super treinados para te ajudar a achar a SUA cor ; )

  69. Laryssa 13 de abril de 2010 às 3:19 PM #

    Socorroooooooooo….

    Preciso comprar um bom corretivo e queria muito comprar o Studio Finish da M.A.C….Só tem um problemaa….EU NAO TNEHO IDEIA DA COR….ESTOU CONFUSA DEMAISSSSSS….Sou morena clara porém tneho olheiras e gostaria muito q vc me ajudasse…Pelo amor de Deusssssssss!!!!Tem uma foto minha no blog p vc ter um noção!!!!Espero resposta!!!!

    • makeyouup 14 de abril de 2010 às 6:11 PM #

      Oi Laryssa,
      Olha o melhor sempre é vc ir a uma loja da Mac , mas se não tiver acesso ligue para o 0800 e talvez eles te ajudem.
      Só para você ter uma noção. Pelo meu tom de pele eu sou NC 35 ou C4 na Mac. Mas eu as vezes desboto pq uso ácidos e passo a usar C3. Isso tudo para bases.
      Nos corretivos se você tem olheiras mais escuras e marcads como eu, é sempre bom um ou 2 tons mais claros. Se suas olheiras são discretíssimas um tom mais claro ou até mesmo um tom igual ao da pele pode dar conta. Eu uso sempre NW 25 , porque 20 fica clro demias e 30 não da conta de camuflar minhas olheiras e fica escuro….
      Pela sua foto vou chutar q. você possa ser C 5 ou NC 42 ou 45 e pro corretivo acho q. o NW 30 ou 35. teta esses dois e me fala ok !?
      : * e Boa sorte

  70. Ru 23 de abril de 2010 às 1:00 PM #

    Nossa!Esse post deu e dá o que falar!rsrs
    Encontrei por acaso, pois estou em busca de dicas pra eu conseguir “me virar” com o meu Studio Fix Powder!
    Eu fui à loja da MAC e a base líquida seria NW30. Acabei comprando o Studio Fix Powder via internet na mesma cor. Mas sei lá… Eu fiquei com o rosto mais escuro que o restante do meu corpo, percebi que sou meio multicolor XD. Eu passei o Studio Fix e estou me sentindo meio avermelhada =/, não sei se tem uma forma melhor para aplicá-lo (estou usando um pincel bem gordinho) ou alguma forma pra suavizar a cor dele sem perder a cobertura.

    Você tem alguma dica pra mim?
    Pensei em passar um pó mais claro por cima =/.
    Tenho que dar um jeito de usar esse Studio Fix, meu dinheirinho não está dando em árvores!hahaha

    Beijos querida e desde já agradeço!

    =***

    • makeyouup 26 de abril de 2010 às 5:27 PM #

      Oi Ru,
      Olha difícl essa hein!?
      Porque com uma base mais clara a gent pode usar um bronzant e dar conta do recado, mas uma escura em pó fica difícl… = /
      Mas tenta uma camada de pó mias claro fininho por cima sim e veja se ele consegue dar uma “quebrada” no tom mais escuro.
      Depois me conta como ficou! ; )
      : *

  71. graziela 4 de maio de 2010 às 7:00 PM #

    queria muito te enviar a foto pra vc me ajudar, acho q sou nw25 studio finish e select cover up , f and body c3 e select founda nc25 mas queria confirmar.
    please me ajuda

    • makeyouup 6 de maio de 2010 às 11:05 PM #

      Oi Graziela!
      Olha, vc pode mandar a foto sim! Pra o contato do blog q. fica na coluna da esquerda.
      Mas não posso afirmar 100 % pq isso só mesmo ao vivo.
      E testando outras opções para vc tb.
      Da um pulinho em qualeur loja da Mac e tira de vez suas dúvidas ; )
      Bjs

  72. LEOTAVIA QUEIROZ 18 de maio de 2010 às 5:10 PM #

    Uso Studio Fix Fluid NC 30 tenho uma amiga que vai pros EUA quero encomendar uns brinquedinhos, vc poderia por favor me ajudar com os tons
    – Studio finish concealer (tenho olheiras arroxeadas)
    – Face & Body
    – Blot Powder
    – Studio Fix Powder Plus Foundation
    Sei que pode ser chato sugerir cores, mas vou pedir de qualquer jeito, então me ajude pela sua experiência ou pelos tons q vc usa.
    Depois de digo o resultado.
    Obrigada
    Leotavia

    • makeyouup 18 de maio de 2010 às 8:39 PM #

      Oi Leotavia,
      Bom acho q. posso tentar te ajudar sim.
      Vamos lá. Eu sou NC35, mas to usando ácdos agora então acho q. dei uma leve clareada no rsoto indo para 32. Se vc é 30 vou baixar apenas uma tonalidade dos produtos que eu uso.
      Se vc tiver a pele mais neutra do que amarelada ou de fundo amarelado não tão significante pode ser:
      Studio finish concealer- pra olheiras uso NW 25 então em vc usaria o 20 no máximo
      F&B- Uso a C4, mas atualemnte estou msiturando ela com a C1. Em você poderia ser a C3.
      Blot Powder- Não uso mas em vc acredito ser o Medium
      Studio Fix powder- Uso o C4, mas em vcpoderia ser o próprio NC 35 ou 30 mesmo

      Espero ter te ajudado…
      Depois me conta o q. deu certo!
      Bjs!

  73. E 23 de maio de 2010 às 8:42 PM #

    Boa Noite ,
    Amei seu post, nunca tinha lido algo tão explicativo, e confesso que até hoje sempre comprei maquiagem no olhometro,mas nunca ficava perfeita, até porque tenho a pele negra e as maquiagem que comprei algumas fico acinzentada, outras mais escuras , é uma loucura,me falaram da linha MAC então comecei a pesquisar e olha que loucura , e tanta coisa que sinceramente , estou com muita duvida,me ajude por favor .Gostaria de uma maquiagem mais leve apenas para disfarçar a olheiras e algumas marcas de espinhas , tenho a pele muitooooo oleosa,nunca gostei de muita maquiagem , mas alguns pó me ajudaram a minimizar o brilho do rosto ,amei a maquiagem da personagem Helena(Thais Araujo)meu tom de pele é muito próximo ao dela , gostaria muito de sua ajuda, Parabens pelo seu post é o máximo .
    bjinho
    Elisangela

    • makeyouup 25 de maio de 2010 às 5:57 PM #

      Elisangela,
      Obrigada pela vsiita e por gostar do post!
      Olha, procure uma base da Mac chamada Studio Fix fluid. Ela irá ajudar vocêc om a oleosidade e irá também minimizar muitas áreas problemáticas como espinhas e tons desiguais na pele. Ele tem boa cobertura e fica sequinha durante o dia todo e um pouco já rende muito. Seria legal você usar também um produto para ocntrolar a oleosidade. Pode ser um Primer como o Magix da Avon. O Perp and prime da Mac ou apenas uma loção matificante, como a Oil controlda MAc. Mas é importante não deixar de hidratar a pele antes como um hidratante livre de óleo. a Neutrogena tem um bem barato e super bom.
      Fora isso um corretivo no tom da sua pele no máximo um tom amis claro e cum pó como o Blot paowder ajdua a finalizar e controlar o brilho durante o dia.
      Carregue sempre folhas anti brilho ou lenços de papel para retirar o suor e oleosidade antes de fazer o retoque com o pó; )
      Outa marca q. tem bases ótimas é essa do post Revlon. Procure por Stay True makeup formula. a cor realemnte não poderia te ajduar. Precso ver uma foto pelo menos.
      Mas na MAc vc estaria entre os tons de NC 45 ou 47 se não em engano. De um pulo em uma loja e eles te ajduam a encontrar seu tom correto.
      Bjs

  74. Julia Ramil 25 de maio de 2010 às 8:43 PM #

    arrasou no post! 🙂

    • makeyouup 26 de maio de 2010 às 1:56 AM #

      Julia,
      Obrigada flor! = )
      SEja bem vinda ao blog!

  75. Erica Medici 25 de maio de 2010 às 8:48 PM #

    Adorei, era tudo que eu precisava, mas realmente o que eu queria, era que vc viesse dar aula de make aqui no Rio!!Ia ser tudo de bommmmm!!!!Ameiiiiiiiiiii!!!

  76. Angélica 25 de maio de 2010 às 9:10 PM #

    Olá!
    Se houvesse a tonalidade N alguma coisa 17, eu estaria nela rss. Meu maior problema é que nao me enquandro 100% nem no C e nem N da Face & Body, mas segundo a vendedora nesses casos o N é a melhor opcao.
    Comprei a N1, achei que ficou bem natural, camuflou um pouquinho umas sardas q tenho no nariz e um pouco das olheiras.
    Já o corretivo uso o NC15, que funciona bem para manchas em geral mas nao cobre bem olheiras, acho q comprarei o NW15 para essa finalidade.
    Essa de N ser a melhor opcao para casos incognitos rss procede?
    Bjos!

    • makeyouup 26 de maio de 2010 às 2:23 AM #

      Angélica,
      Sim. As bases “N” não tem pigmentos acentuados amarelos ou rosados. Ficam no campo dos neutros e acabam se adaptnado a mioria dos tons de pele.
      Caso a pessoa tenha algum “undertone” significativo rosado ou amarelado como eu, a melhor opção é sermpe a linha C. Eu mesmo em pessoas de tom rosado escolho usar a linha C. porque acho q. ela traz um pouco de cor e vida ao rsoto e não fica tudo muito pastel…
      bjs

  77. Carolina 26 de maio de 2010 às 1:01 AM #

    Eu já vi três pessoas diferentes ligadas à maquiagem – eu não tenho certeza se a Vanessa Rozan falou, ou me falar que ela falou, então to descartando ela desse ‘link’ – que na verdade quem tem a pela amarelada usa o NW e quem tem a pele rosada usa o NC. O NW seria mais rosado então acabaria anulando a cor amarelada, e a mesma idéia pro NC. Porque não tem aquela tabela/circulo de cores – que as cores opostas se anulam e tal..
    Vc sabe dizer se faz sentido o que eu to falando?? Então, eu não sei se em todos os produtos isso faz sentido, mas no studio fix, por exemplo, faz (pelo menos no meu caso).. a primeira vez eu comprei nc e quando chegou em casa eu não gostei..fiquei mais amarelada. quando eu comprei o nw ficou melhor – nao é nada que faz A diferença, até pq eu sou beeeem branca..mas pra quem conhece, sabe ver.
    Também, sei lá, pode ser psicológico – já por eu saber de uma cor anular a outra e tal (Se bem que minha mãe tb achou na hora que eu comrpei que eu tinha ficado amarelada, e eu com toda a minha sabedoria achei que era pq eu tava sem blush ahhahaha)
    já escrevi demais…sorry!
    beijinhos

  78. Paty Silva 26 de maio de 2010 às 2:13 PM #

    Oi Vanessa,
    Adorei suas dicas, ficaram bem claras.
    Só fiquei com uma dúvida, eu também tenho a base studio fix fluid e o meu aplicador não é da mesma forma que o seu. O Meu tem somente a tampa.
    Por que será?
    Beijos e boa sorte com seu blog…
    Patrícia

    • makeyouup 26 de maio de 2010 às 6:02 PM #

      Oi Paty!
      Todas as bases studio fix vem com essa tampa comum, como as da Revlon.
      O dosador de pump vc comrpa separadaemnte em qualquer loja da MAc e adapta em qualuer base dessas de vidrinho ; )
      Bjs

  79. Paulinha 28 de maio de 2010 às 4:41 PM #

    Querida Vanessa, que post fantástico!!! eu o considero de utilidade pública!!!! já li e reli diversas vezes, nossa, muito bom!!! queria a sua ajuda, se possível!!! Veja essa foto, eu to apenas de blush e batom, sem corretivo…http://www.flickr.com/photos/letestarr/3353988087/?edited=1 Minhas olheiras sao marrons? eu to muito em dúvida quanto à cor do Studio Finish corretivo… eu uso o studio fix powder no tom NC35 mas confesso que o acho um tantinho amarelado… de corretivos, tenho o usado o da vichy, normablend, mas como comprei a cor exata da minha pele atual, q to um pouco bronzeada, acho que ele nao clareou as olheiras como gostaria,sabe? adoro o efeito de olhos iluminados! talvez devesse ter comprado a cor 20(nude) ao invés da 30(medium), mas enfim! uso o blot no medium dark e fica perfeito! To pensando em comprar o NW25 no studio finish, mas tô super em duvida!!! será que vai dar o efeito que to querendo, vai clarear as olheiras? eu quero que clareie!!! ou seria melhor ficar no NC mesmo? talvez o NC 30… se vc tiver dicas de cor, por favor, vou amar!!! um beijão!!! e parabéns pelo Blog!

    • makeyouup 11 de junho de 2010 às 11:16 PM #

      Paulinha,
      Desculpe a demora na resposta., mas vamos lá.
      Pelo q. olhei na sua foto vc deveria usar o NW 25 no studio finish mesmo. Eu aocnselho a você testar outros corretivos na MAc como o studio moisture cover o select cover up e o novo studio sculpt concealer. Todos são amis “suaves e cobrem as olheiras de forma mais delicada e eficaz sem marcar muito ou deixar o aspecto pesado. Porque o studio finish é uma camuflagem cremosa q. mauitas vezes pode ficar “carregada” na área abaixo dos olhos.
      Mas se vc acha q. tem muitas olheiras pode usá-lo de leve com pequenas batidinhas.
      Pra clarea e iluminaar a área como vc desjea use uma caneta iluminadora. Gsoto muito do Touche eclát da YSL , mas diversas marcas como Dior, L´Oreal, , Guerlaine Gienchy entre outras já tem suas canetas iluminadoras.
      Corretivo é SEMPRE bom testa rantes de levar e pelo emnos 2 cores antes de se decidir.
      Boa sorte!

      bjs

  80. Patricia Nogare 6 de junho de 2010 às 1:44 PM #

    Olá Vanessa, tenho olheiras fortíssimas dos 3 tipos: são escuras, fundas e flácidas! Sou descendente de Sírio-Libanês e tenho rinite alérgica! Hoje faço tratamento a laser e em conjunto uso uma pomada manipulada para o dia e um ácido a noite. Claro que melhorou, mas mm assim continuo com fortes olheiras!! Qdo passo corretivo fica “craquelado”, qto mais corretivo e/ou base e/ou pó craquela mais e mais! Lembrando que eu não esfrego o produto, vou depositando!
    Sofro bastante com isso!! Uso o corretivo SELECT MOISTURECOVER NW25, base SELECT SPF15 FOUDATION NC37 e o pó STUDIO FIX C4. Tudo indicado pela própria MAC! Qdo passo o corretivo próximo dos cílios debaixo parece que começa a escorrer, fica um aspecto feio e tb percebo nas fotos que ao redor dos meus olhos ficam brancos demais!!
    Gostaria de saber qual é o corretivo, base e pó que você pode me indicar com a finalidade de ESCONDER MINHAS OLHEIRAS!! Please!!
    Mto obrigada!!

    • makeyouup 11 de junho de 2010 às 11:23 PM #

      Patricia,
      Olha, primeiramente boa sorte no seu tratamento com laser. Já fiz alguams sessões e sei o quanto é dispendioso e dolorido. eu não em arrependo, pois melhoram elas em 60%.
      Hoje o que faço é sair de casa com muito menos corretivo…
      Bom, como vc mesmo deve saber, não existe milagre que acabe com as olheiras nem as “apague” . O q. se consegue com produtos de mauqiagem é minimizar uns 50 a 60 % do problema. Se você tem problema ao usar, pode estar usando muito produto, por isso “craquela” ou estar usando muito pó abaixo dos olhos o q. tb causa esse efeito.
      Hidratar a área nates é prioridade. Vc usa um corretivo hidratne o q. é muito bom, mas corretico nehum segur amais do q. 4 a 6 horas então precisa ser retocado novamente. è um produto cremoso e como todo produto cremoso, não vai durar sempre no seu rsoto. uma hora ele escorre, não tem jeito, pq maquiagem é para ser assim mesmo. Durar o tempo necessário e depois ser retirada. Quanto a idicação de marca é complicado, pq muitas marcas tem ótimos correti vos o lance é vc experimentar e ver o q. amis te agrada. Vou apenas listar algumas marcas q. gosto: Mac (vc já usa), Lancôme (Effacernes), YSL, Benefit (eraser paste), Maybelline (mineral power).
      Teste alguns e veja o q. vc melhor se adaptou.
      Boa sorte!
      Bjs

  81. sandra barros 12 de junho de 2010 às 2:58 PM #

    Gata voçê precisa me ajudar, eu te imploro.
    Sou mais uma maluca por cosméticos….
    E nunca tive nenhum problema com as cores de base.
    Sempre usei MAC.e nunca me arrependi.
    Explico o meu problema!!!!
    Durante todo o ano de 2007 usei face and body.
    depois mudei para studio fix fluid, tive alguns problemas hormonais( manchas) e precisava de algo com uma melhor cobertura. Bom ,depois de dois anos lutando contra elas( manchas) resolvi o meu problema.
    E agora quero voltar ao meu antigo cosmético.O problema é que não me lembro mais o codigo da cor. Compro pela net. E tenho como referência só a cor da studio fix.
    Endendeu o meu drama???? E para ajudar vivo muito longe de uma loja da marca….. A corzinha da tela do pc não ajuda na minha decisão. São 100ml a mais de produto. Tambem quero economizar.
    Acho que me fiz entender!!!
    A seu blog é muito informativo, e as fotos estão ótimas.
    Adorei tudo..
    Desde já agradecida!!!!

    • makeyouup 14 de junho de 2010 às 8:11 PM #

      Sandra,
      Não se desespera. rsrsrs a Mac possui um 0800 onde vc pode tirar todas as suas súvidas sobre os cosméticos e até uma ajuda com cores.
      Mas vou tentar te ajudar…
      Qual é a numeração da sua base Studio fix fluid!?

  82. sandra barros 14 de junho de 2010 às 10:44 PM #

    Adoro atenção!!!!
    Já viciei no blog!
    Bom ,uso studio fix fluid nc45.
    Combino com um corretivo da mesma cor e pó tranlucido.
    Fico lindissima. Cara de nenina….
    Obrigada pela dica. Qual é o 0800???
    Fico feliz…
    Beijos!

    • makeyouup 19 de junho de 2010 às 4:48 PM #

      De nada Sandra!
      O tel da Mac é 08002828998

      • sandra barros 19 de junho de 2010 às 9:29 PM #

        Liguei ontem!!!!
        Pediram para digitar o meu tel para um futuri retorno. E nada!!!!!
        Vou esperar!!!!
        Tenho fé!!!! kisssssssssssssssssssss4 you!!!!!

  83. Marcelle Kozlowski 22 de junho de 2010 às 12:27 AM #

    AMEEEEEEEEEEEEEEI!!!
    Parabéns pelo post!
    Até indiquei seu post/blog no meu blog!
    🙂
    Bjooos

    • makeyouup 22 de junho de 2010 às 12:33 AM #

      Obrigad Marcelle! ; )
      E seja bem vinda ao Make you up!
      = )

  84. Ru 13 de julho de 2010 às 2:33 PM #

    Decidi desapegar o meu Studio Fix NW30, não deu certo mesmo! Acabei descobrindo que minha cor é a NC40 =/. Estou anunciando no meu blog, se conhecer alguém que usa o NW30 me indique por favor =), ele tem pouco uso, comprei em Abril quando postei aqui.
    Eu tenho a pele com a cor clássica de amarelo escritório, então os tons quentes não dão muito certo hehehe.

    bjs!

    • makeyouup 25 de setembro de 2010 às 8:34 PM #

      Ru,
      Pode deixar!
      Se eu souber de alguém te falo.
      Depois me passe seu contato ok!?
      bjocas

  85. sah 19 de julho de 2010 às 11:47 PM #

    mto bom o post! vai me orientar mto na hora d comprar!!!
    bjuuus

  86. gabrielly 22 de agosto de 2010 às 9:42 PM #

    eu nao consigo esconder minhas olheiras nao acho a cor de corretivo certo minhas olheiras em vez de sumirem destacam mais por favor me ajude e eu nao quero ficar usando pó pra estragar meu rosto porque ainda sou muito nova minha cor de pele éh morena clara

    • makeyouup 25 de setembro de 2010 às 8:48 PM #

      Gabrielly,
      Procure um corretor num tom amis alaranjado ou pêssego pra neutralizar a sua olheira e depois use um corretivo leve no tom da sua pele por cima..
      Geralemnte disfarça bem e super funicona.
      Ou basta achar um num tom da sua pele de fundo quente alaranjado ; )
      bjs e boa sorte

  87. Patrícia 23 de agosto de 2010 às 5:55 PM #

    Coloquei um link pra esse post (que eu ameeeei) no meu blog!
    Depois dá uma olhada lá 😉
    http://patticoatmakeup.blogspot.com

    • makeyouup 25 de setembro de 2010 às 8:49 PM #

      Obrigada Patrícia! ; )
      bjocas

  88. Patrícia 23 de agosto de 2010 às 5:57 PM #

    Coloquei um link pra esse post (que eu ameeeei) no meu blog!
    Depois dá uma olhada lá 😉
    http://petticoatmakeup.blogspot.com

    (deixei esse comentário pela primeira vez e errei o endereço, pode? esse aí é o certo!)

  89. Larissa 25 de outubro de 2010 às 12:21 PM #

    Olá,

    Eu queria comprar pelo ebay, mas se vc tiver um outro site seguro e que eu encontre não tão caro os produtos MAC, poderia me indicar?

    Olha eu uso maquiagem Catharine Hill, porém a base líquida deles mais clara escurece minha pele e não cobre nenhuma imperfeição, então tem uma base com corretivo em bastão o “paint stick” que realmente esconde espinhas e o avermelhado da minha testa , bochecha e queixo. Apesar de ser excelente, depois de umas 4 horas ela começa meio q derreter na pele,vc olha não parece estar derrentendo mas vc sente na pele, se passar a mão na face mela todo o dedo sabe, mas tem cobertura perfeita.

    Eu até hoje só usei marcas nacionais e insatisfeita, estou testando a internacionais até achar uma que:

    Tenha essa cobertura perfeita como expliquei acima, mas q deixe a pele sequinha, não comece a ficar oleosa, derretendo depois de tão pouco tempo como 4 horinhas.

    Agora quero compar uma da MAC, só que compar pela net sem poder testar é complicado toda vez compro errado e acabo pagando fretes e fretes para trocar o produto.

    Se eu te mandar uma foto sem maquiagem, vc poderia me informar o tom correto? (vc poderia me informar seu e-mail)

    Como te disse não gosto de ressaltar os tons avermelhados do rosto e tenha pele clara, eu gosto asssim passar a base ela tira o avermalhado e fica tudo numa cor só, nem aquele amareladão e nem aquele super esbranquiçado.

    ùltima pergunta, qual das bases líquidas que vc já usou oferecem cobertura total? pq pelo que li a face and body cobre mto pouco…eutava pensando em comprar a studio fix, mas enfim…

    PS: envia resposta pro meu e-mail por gentileza.

    Mto obrigada.

    • makeyouup 28 de outubro de 2010 às 2:55 PM #

      Oi Larissa!
      Seja bem vinda aqui no MYUP!
      Olha, eu super entendo q. vc queria uma cobertura toal, pq as vezes estamos muito insatisfeitas com as imperfeições na pele…
      Mas eu ahco q. a cobertura total além de ficar “fake” não deixa a sua beleza trasnparecer. Eu te indico uma base de cobertura média.
      Se você prefer investir em algum produto importado agora posso te indicar as marcas q. já usei e gostei bastante, mas você tb precisa analizar o sue tipo de pele.
      Vc sabe qual é!? Pq peles secas, normais e oleosas pedem bases diferentes, mesmo a cobertura sendo maior…
      As q. mais gostei até hj são: Revlon colorstay (tem para peles mistas a oleosas e normais a secas), a studio fix fluid da MAc (para peles oleosas), a F&B da MAc (com cobertura mais translúcida à base de água (mas vc pode aumentar o poder de cobertura “construindo” a base na pele aos poucos) e a Makeup forever HD foundation. Indico qualuer uma dessas pq foram testadas e aprovdas por mim, pq inclusive trabalho com elas
      Ouço falar muito bem tb das bases da NARS como a sheer matt pra as peles oleosas q. fica bem sequinha e mate (fosca) e a sheer glow com cobertura satin (acetinada) e das bases da Chanel q. são bem carinhas , mas são ótimas pra a pele…
      Tenho alguns site q. vc pode comprar essas bases com cartão internacional ou mesmo indico alguams meninas q. trazem encomendas de produtos importados.
      Vou fazer um post com indicação de sites bacanas e vendedoras confiáveis ok!? E tb um post sobre como manter a sua base por amis tempo na pele…
      Mas base é comprar e testar, não tem jeito. Eu memsa tenho Dior, Lancôme, MAc, Revlon, Rimmel, Mary Kay, Lóreal, makeup forever… O lance é vc se adaptar e ver o custo benefício q. é melhor para vc…

      bjos e Boa sorte!

      • Liliane 4 de dezembro de 2010 às 6:45 PM #

        Nossa, quanta dica legal. É minha primeira vez por aqui. Eu não entendo quase nada, agora que estou mais interessada em make e tentando aprender.
        Eu tenho uma base NC 30 e meu corretivo é NW 30, estou atrás do pó, será que posso arriscar no NC 30 seria o ideal ?
        Parabéns pelo post, está excelente.
        Bjs

      • makeyouup 10 de dezembro de 2010 às 5:19 PM #

        Liliane,
        A AMc tem vários tipos de pós finalizadores…
        O q. eu mais gosto é o Prep and prime q. é trasnparente translúcido e não adiciona cor. e é mate sem brilho… é o q. mais indico.
        Outro q. fica muito natural e lindo é o mineralize skinfinish. Um pó mineral super leve e q. deixa um aspecto natural acetinado.
        Nenhum deles possui a numeração de cor. apenas os tons como dark, dark medium, medium, light, etc.
        qualeur dúvida entre no site ; )
        bjs e seja muito bem vidna ao blog

  90. Juliane 5 de dezembro de 2010 às 7:00 PM #

    Oi,
    Tudo bem?

    Ai, que bom que descubri o seu blog, eu estava á procura de um que explicasse um pouco sobre as letras e as numerações das bases da Mac.

    O complicado é que eu não sei qual base ficaria melhor na minha pele.
    Minha pele é dourada com tom claro.

    Posso enviar uma foto minha pra vc? é claro, se vc puder me ajudar.

    Obrigada.

    • makeyouup 10 de dezembro de 2010 às 5:15 PM #

      Oi Juliane!
      Seja bem vidna ao Makeyouup!
      Posso tentar te ajduar sim…
      Mas qualqeur loja da Mac q. vc for as vendedoras são super treinadas pra isso tb ; )
      bjs

      • Juliane 18 de dezembro de 2010 às 11:42 PM #

        Qual corretivo ficaria melhor em pele morena clara com subtom dourado, NC30 ou NC35?

        Conto com sua ajuda. Obrigada pela atenção!

  91. Larissa 29 de dezembro de 2010 às 12:36 PM #

    Oi, tudo bem?
    adorei o post, me ajudou bastante, mas eu queria confirmar com vc.. uso o po/base studio fix C4 (indicado pela vendedora da MAC e acho que ela acertou a minha tonalidade) e gostaria agora de comprar o corretivo. de acordo com o que vc disse eu seria NC pq minhas veias sao esverdeadas. tbm tenho manchas escuras de espinha na pele e acho que minhas olheiras sao mais frias, apesar de quase nao te-las. outra coisa que tenho duvida.. qual seria o melhor corretivo? o select ou studio finish?

    obrigada.

    • makeyouup 4 de fevereiro de 2011 às 5:16 PM #

      Oi Larissa!
      Eu tb uso a cor C4 na Studio fix powder.
      Eu aconselho vc a testar as cores de studio finish NC 35 para essas marcas e amnchas na pele e a NW 25 para clarear suas olheiras. Se elas não forem muito escuras, pode ser NW 30 ou até mesmo 35.
      Eu gosto m,uito do corretivo studio finish , pq ele é uma camouflagem q. cobre bem se usado da maneira correta, sem marcar ou pesar na expressão…
      Se vc não possui muita olheira e quer uma cobertura mais elve opte pelo select cover up q. é levinha e ajuda a hidratar a área.
      Espero ter te ajudado…
      bjs

  92. Amanda 10 de fevereiro de 2011 às 8:52 PM #

    olá Vanessa…td bem?
    Eu queria uma ajudinha …. Eu soou morena clara mais pro tom “amarelaa”, a minha cor d select cover up é NC35, e queria comprar o studio finish, estou em dúvida se o NW30 ficaria bom em mim? a minha intenção é cobrir as olheiras mesmo, q são fundas, escuras e mais próximas do tom morrom e avermelhado…oq vc axa?????
    Obrigadaaa 🙂

    • makeyouup 5 de setembro de 2011 às 3:58 PM #

      Amanda,
      Acho q. o NW 25 ou 30 seriam sim boas tonalidades para o tom da sua pele. Eu tb sou NC35 e uso o NW 25 nas olheiras.
      Boa sorte!

  93. Estella 2 de março de 2011 às 2:34 PM #

    Olá.. td bem?
    Acho que consegui descobrir minha cor studio finish graças a vc! Em minha cidade não vende mac, entãao tive que comprar pela net. Comprei a nc35 e estou esperando chegar para saber se devo comprar uma nw, só não sei ainda a qual vou escolher se é a nw 25, 30 ou 35 pq minhas olheiras são bem escuras e minha pele é morena clara, quase o seu tom de pele. A base acho que vou comprar a face & boby C4 ou C3 ainda estou em duvida.. Espero ter sucesso na minha escolha! Talvez vc possa me ajudar a escolher a nw e minha face and boby….

    • makeyouup 2 de março de 2011 às 10:48 PM #

      Estella,
      Fico feliz q. tenha descoberto!
      Qndo chegar me fale se acertou o tom.
      As vezes é bem interessante a gente ter mais de um tom de base pq a pele muda um pouco a cor ao longo do ano conforme as estações, principalmente se vc pega sol e fica bronzeada no rosto… Então SEMPRE compare a base com o colo ; )
      Qualquer dúvida só me dizer. Acho q. na F&B eu uso C4, então se vc tem o mesmo tom q. eu deve ser essa.
      bjs

      • Estella 16 de março de 2011 às 9:26 PM #

        Como havia te dito, comprei o studio finish NC35 mas ficou escuro, comprei então a NC30 e ficou a cor exata da minha pele. Estou querendo comprar um studio finish NW. Você acha que devo comprar a NW25 ou NW30. Às vezes penso em comprar a NW30 mas acho que vai ficar muito rosado para mim. O que vc acha? NW25 ou 30?? Ah e acho que minha face and boby é a C3.. Outra coisa, a base studio sculp é muito pesada, grossa??estava pensando em comprar ela e depois não gostar da espessura que fica na pele.. me ajude.. e obrigada pelas dicas!!

      • makeyouup 15 de abril de 2011 às 8:23 PM #

        Estela,
        Eu aconselho comprar o corretivo um tom mais claro apenas se suas olheiras forem escuras demias. Senão do mesmo tom da pele NW35.
        Eu não curto muito a base Sulpt para ser usada no Brasil e principalmente nas peles oleosas…
        Se a sua for bem seca ok.
        bjs

  94. Estella 2 de março de 2011 às 2:37 PM #

    Complementando o que disse, o que eu comprei foi o corretivo studio finish nc35 e nao sei o qual devo comprar nw..

  95. Ly 10 de março de 2011 às 7:03 PM #

    Olá, sou branca e tenho um hemangioma do tipo vinho do porto, ouvi dizer que a base Mac da cor verde e outra da cor da pele pode encobrir a mancha. No meu caso, a cor da base deve ser a NW 20 ou 25, mas até agora não identifiquei a base da cor verde. Poderia me ajudar? Tem algum revendedor em Brasília? Obrigada

    • makeyouup 15 de abril de 2011 às 8:21 PM #

      Olá Noeli,
      Não posso te ajudar pois não sou vendedora da Mac. Procure uma loja própria ou entre em contato pelo número do SAC.
      Bjs e Boa sorte.

  96. Patricia 29 de março de 2011 às 2:49 PM #

    Olá.. quero uma ajuda sua.. Eu uso o corretivo
    studio finish nc30 e queria comprar o corretivo studio moisturecover. Devo comprar a cor nc30 tb? me parece q ele é mais escuro q o studio finich nc30. Me ajude por vou comprar pela net.
    Obrigada
    Seu blog é otimo! atraves dele consegui acertar minha primeira compra na mac!

    • makeyouup 15 de abril de 2011 às 8:26 PM #

      Patrícia,
      Eu aconselho a usar o nw25 se for para olheiras ou até mesmo o nw 20. A linha NW neutraliza melhor o tom arroxeado/azulado das maleditas. rsrsrs
      bjs e boa sorte!

  97. sabrina 30 de março de 2011 às 7:50 PM #

    olá, aqui na minha cidade não tem loja da MAC, por isso gostaria de uma opinião sua para eu comprar na Sacks. sou loira, clara, tenho algumas sardas no rosto, e sempre pego sol no corpo (rosto não), e minhas veias do braço são esverdeadas. qual tom da base Face and Body Foundation devo comprar? obg

    • makeyouup 15 de abril de 2011 às 8:30 PM #

      Oi Sabrina,
      Tente a C1 ou a C2 ok!?
      Boa sorte.

  98. Camila 8 de abril de 2011 às 1:26 AM #

    Meninas, é o seguinte: acabei de visitar a loja da M.A.C. no shopping Morumbi pra comprar exclusivamente o Studio Fix Powder NC25, que é minha cor e sempre foi, só que não tinha. A vendedora me ofereceu então o C3. Testei na loja e ficou ótimo. Só que cheguei em casa agora e fui testar de novo, com a pele limpa, e achei claro demais! Portanto, se vocês souberem de alguém afim de comprar um C3 semi-novíssimo, recém comprado, com a esponja limpinha (passei uma pincelada só), por favor, me contatem por e-mail. Paguei R$120,00 e vendo por R$80,00 (ó, desconto de R$40,00 por uma pincelada, hein?!) hahaha Beijos!

  99. jana 18 de maio de 2011 às 8:39 PM #

    oi flor preciso da sua ajuda uso base beige medio
    qual seria a mehor base da mac ? e a cor ?
    ahh minha pele e oleosa
    adoro suas dicas
    bjusss

  100. Jayane Camelo 9 de junho de 2011 às 2:11 AM #

    Oi..minha pele e muito branquinha e não apresento olheiras( só naqueles dias rsrrsrs) e queria comprar minha maquiagem toda da mac então escolhi esses produtos aqui: base_pro longwear SPF15 foundation cor NC15; pó: mineralize skinfinise natural cor:NC 15 e corretivo pro longwear concealar nc15. Estou com medo de ficar igual um fantasma pq vou comprar os produtos pela a net pq aqui no CE não tem loja da mac então não tenho como testar…preciso da opinião de quem etende 😉

    Obrigada Bjim!!

    • makeyouup 5 de setembro de 2011 às 4:00 PM #

      Jayanae,
      Sem ver sua foto ou saber sua tonalidade não tenho como ajudá-la , mas tlavez não fica muito claro não, se vc diz q. é bem branquinha…
      Boa sorte!

  101. gabi 28 de julho de 2011 às 8:53 PM #

    Oi 🙂

    Estou louca praa combrar uma base da Mac, eu usei uma no meu dia de noiva mas nao vi a cor, tom (coisa q me arrependo profundamente, mas enfim tava nervosa) a embalagem parecia como uma base compacta com espojinha, lembro q a moça borrifava agua na espojinha pra poder passar no rosto, Acho que era a Studio Fix Powder Foundation
    Minha pele é muito oleosa, olhei meu antebraço e acho que minhas veias são azuis, se vc puder ver minha foto no facebook ou no twitter ficaria muito feliz, se puder indicar um corretivo para olheiras o p tapar espinhas, tem epoca q aparece um monti 😦
    obrigada 🙂

    • makeyouup 5 de setembro de 2011 às 4:03 PM #

      Gabi,
      Deve ter sido a Fix Powder mesmo.Talvez vc seja C3 ou C4 como eu… Tente tb a linha NC, se ahcar muito amarelada, volte para a linha C.
      Boa sorte. = )

  102. Willa 23 de outubro de 2011 às 1:45 PM #

    Oi, sou branquinha, loira, as veias do meu braço são esverdeadas, tenho um pouquinho de mancha no meu rosto. vc poderia me indicar uma cor do Studio Fix Powder da MAC. Pelas fotos do site da MAC fico em dúvida pelo NC ou NW, 20 ou 25, não sei. Vc´pode me ajudar?
    Obrigada,
    Willa

  103. Fernanda Klaus 16 de novembro de 2011 às 5:56 AM #

    Comprei a base studio fix fluid nw18 , e agora quero saber qual é o pó certo. Pode me ajudar ?

    • makeyouup 16 de novembro de 2011 às 1:52 PM #

      Oi Fernanda!
      Eu gostod e usar um pó translúcido sem cor. Hj tem muitas marcas no mercado boas com pó translúcido…
      Comprei recentemente o da linha DERMABLEND da Vichy e AMEI!
      A Mac tb tem o Prep and prime powder e outro q. curto deles é o pó mineral Mineralized skinfinish.
      Veja direitinho nesse qual fica bom pra sua cor e se joga! = )
      bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. » Corretivo santos do dia a dia… – Futilish.com - 10 de agosto de 2009

    […] (marrons, vermelhas, etc), mas minha miga Vanessa (do blog Make You Up!) sabe tuuudo. É só clicar aqui e aqui pra ver umas dicas MARA sobre corretivos e […]

  2. Links da semana « Bem Bonito - 31 de maio de 2010

    […] Escolhendo a sua cor na MAC […]

  3. M.A.C – Encontrando sua base ou corretivo ideal « Segura o Picumã - 10 de junho de 2010

    […] quem possui o fundo amarelado, complementando seu tom, e chegando na cor perfeita. Segundo os sites Make you up e Dia de Beauté (com posts ótimos sobre o assunto)  para se achar o seu subtom ideal,  […]

  4. Links do domingo | Lecherry.com - 14 de novembro de 2010

    […] – Pra quem não tem uma loja de cosméticos da MAC por perto e fica perdida na hora de escolher sua cor de base, o blog Make You Up fez um post mastigadinho sobre como escolher a sua cor certinha! (clique para ler) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: